
Abordagem de múltiplas palavras-chave
Existem pessoas que trabalham com SEO há muito tempo e não sabem ainda que é possível trabalhar várias palavras-chave em um único texto.
Eu não estou falando em uma “frase-chave” como: “Como fazer uma abordagem de múltiplas palavras-chave por conteúdo eficiente?”, mas sim como ter certeza de que tudo relacionado ao assunto da sua página vai levar a mais visualizações dela.
Achando buscas similares
Se seu objetivo é fazer conteúdo, uma opção válida é agregar valor à página abordando assuntos interligados ao assunto principal que chamem a atenção do pesquisador.
Por exemplo, em um blog sobre gatos, se você em uma página decide falar sobre como ensinar um gato a não subir na mesa, você pode querer melhorar a sua página com várias outras dicas sobre o que ensinar aos gatos.
Uma vez isso tenha sido feito, alguém que tem um gato em casa pode gastar mais tempo no seu site e melhorar seu ranqueamento.
Além disso, pessoas podem vir por motivos diferentes e passar mais tempo no site.
Alguém que queria ensinar o gato a não subir na mesa pode ficar pra descobrir, sem nem trocar de página, como também ensinar o gato a parar de morder as visitas, por exemplo; ou vice versa.
Uma vez que você coloque a sua pesquisa no Google, o próprio site te dará como sugestão algumas das pesquisas que tem sido feitas que você pode usar para agregar valor à página.
Além disso, se você clicar em uma das sugestões, verá outras sugestões interligadas com elas.
Um exemplo simples de página que pode usar isso é algo como: “5 coisas que você pode ensinar o seu gato a fazer que vão melhorar a sua vida”.
Trabalhando assim uma série de palavras-chave que podem ter a ver com subir na mesa, miar de noite, cuidar do bicho de estimação e entre outras.
Mas essa é apenas uma das maneiras.
Abordando o mesmo tópico de diversas maneiras
Diferente da abordagem anterior onde você estende o assunto para adicionar palavras chave, aqui você vai procurar todas as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa.
Essa é uma técnica básica e extremamente útil no SEO que é constantemente esquecida.
O Google também pode te ajudar com isso, assim como no exemplo anterior.
Então uma das opções que você tem é ver como as pessoas estão fazendo essa mesma pergunta.
Aqui, nós extraímos as palavras mais usadas e fazemos frases que falam sobre o mesmo assunto.
- Como comprar bitcoins
- Onde comprar Bitcoins
- Bitcoins com segurança
Estes são apenas alguns exemplos de coisas que estão todos relacionadas a um único assunto: “Como eu faço para comprar Bitcoins com segurança?”, por exemplo.
Abordar o mesmo assunto com todas as palavras-chave que o orbitam é algo que previne a perda de cliques pra algum site que tenha, por acaso, usado a mesma frase que o pesquisador colocou no site, mesmo que este outro site não tenha a solução para o problema dele.
A questão é, se você está conseguindo atrair cliques com esta técnica, é bom mesmo ter conteúdo que faça com que os visitantes fiquem satisfeitos por terem aberto a sua página.
Outra maneira de você descobrir assuntos correlacionados que geram interesse em pesquisadores é no fundo da página:
Daí você vai descobrindo como as pessoas fazem a mesma pergunta:
- Qual é a melhor marca de TV
- Melhores marcas de TV
- Marcas de TV boas
- Como escolher a melhor TV
- TVs de melhor custo benefício
Buscar um tópico que encaixe todas essas e não perca o foco vai atrair pessoas e ranquear você em diferentes palavras-chave: “Como escolher a TV com melhor custo benefício”.
Lembre-se usar as palavras-chave ou a frase em questão em o máximo de maneiras diferentes possíveis sem sair do assunto principal.
Lembre-se das outras páginas
Manter o usuário por mais tempo em seu site aumenta seu ranqueamento.
Tendo isso em mente, lembre-se de que sabendo mantê-lo navegando eventualmente aumentará o posicionamento que lhe foi dado pelo Google.
Junte isso com o uso efetivo das palavras-chave em nicho e você terá um comportamento cíclico onde um pesquisador vai de uma a outra página do seu site para ter mais informações sobre o seu tópico principal.
Basta um único artigo que atinja um alto nível de ranqueamento por alguma campanha que você tenha feito e a partir disso, as pessoas passam a pular de página em página do seu site ou lembrando de voltar diretamente a ele, eventualmente seu site estará em destaque.
Se pesquisas relacionada ao tópico levarem pessoas ao seu site, mais pessoas o visitarão e quanto mais satisfeitas, mais elas voltam.
Tudo isso contribui para aumentar o ranqueamento das suas palavras chaves e de suas páginas em diferentes frentes ao mesmo tempo.
Cuidado para não canibalizar seu site
Vai parecer bastante contra intuitivo, mas é bastante importante.
Canibalização é quando você faz várias pages no seu site sobre basicamente a mesma coisa, fazendo assim com que o Google não saiba a qual atribuir maior relevância.
A consequência disso é, muitas vezes, nenhuma das páginas ter relevância atribuída, diminuindo o ranqueamento do seu site em geral.
Obviamente, se seu site é sobre uma coisa em específico como futebol ou computadores, é bem provável que essas palavras se repitam frequentemente.
O que você pode fazer para evitar a canibalização do seu site, nesses casos, é distinguir bem os assuntos do mesmo tema.
Um site de futebol pode ter páginas sobre regras, jogadores, campeonatos específicos e a partir dessas, ter mais subdivisões para times de regiões específicas, melhores jogadas de um campeonato e etc.
Outra saída interessante é dar ênfase a todas as palavras que acompanham o assunto e não são o tópico em si do seu site.
Dar ênfase a “bolas de pelo”, “miado constante”, “lugares altos” e outras coisas quando todo o seu blog já fala de gatos, por exemplo, é uma saída elegante.
Conclusão
Não é tarefa simples, a princípio, mas trabalho eficiente não costuma ser fácil.
Pelo menos não de cara. Com prática, você estará fazendo isso de forma intuitiva e aumentando as visualizações de suas páginas de forma notável.
Una o uso de palavras-chave de nicho com as técnicas de SEO que você já conhece e com certeza terá um resultado positivo.