
Na hora de produzir materiais visuais para divulgar produtos e serviços, é preciso estar atento a uma série de aspectos. Entre eles, o layout, para o qual devem ser escolhidos o formato, fontes, imagens e, claro, as cores a serem utilizadas.
Como você já deve ter lido ou ouvido, a escolha das cores é um passo importante na produção de um material visual, pois elas agem diretamente no cérebro. Isso quer dizer que a cor certa pode contribuir em muito com o sucesso do seu negócio.
Mas além disso, é possível combinar cores, bem como fazer uso de mais de uma tonalidade. Essas técnicas são bastante comuns, tanto em embalagens, quanto em folders e mesmo no layout de sites, blogs e imagens para as redes sociais.
Mas, como fazer combinação de cores corretamente? Se você deseja aprender mais sobre esse assunto a fim de promover com sucesso a sua marca, continue lendo este artigo. Aqui, você encontra as principais informações.
- O poder das cores
- Como funciona o círculo cromático
- Como fazer combinação de cores corretamente
O poder das cores

As cores têm o poder de transmitir sentimentos e remeter a algumas imagens. Dessa maneira, ao fazer uso delas nos materiais para promover a sua marca, é possível escolher as adequadas para passar a mensagem certa.
Com a combinação de cores, acontece o mesmo. Mas para ter uma noção do que cada cor consegue transmitir, confira abaixo um resumo de cada uma delas:
- Branco: remete à paz, clareza, tranquilidade e inocência;
- Verde: relaciona-se com a natureza, esperança, dinheiro, juventude e saúde;
- Azul: transmite serenidade, harmonia e equilíbrio;
- Amarelo: associa-se ao calor, criatividade, alegria, otimismo e raciocínio;
- Vermelho: passa sentimentos de amor e paixão, mas também de violência e poder, pois é uma cor intensa;
- Rosa: é a cor da delicadeza e do romantismo;
- Laranja: lembra vitalidade, entusiasmo e prosperidade;
- Roxo: expressa mistério, espiritualidade, melancolia e misticismo;
- Marrom: comunica simplicidade, conforto, segurança e maturidade;
- Cinza: é uma cor neutra, que remete à estabilidade, sofisticação e solidez;
- Preto: remete à elegância, mas também pode transmitir sentimentos de solidão e isolamento.
Agora que você já tem uma noção do que cada cor transmite, pode com mais sucesso combiná-las. Mas isso não é feito de maneira aleatória, para tanto, existe o círculo cromático. Veja a seguir como funciona.
Como funciona o círculo cromático

Depois de conhecer quais são os significados das cores, para saber a melhor forma de combiná-las, é necessário entender o que é o círculo cromático. Trata-se de um círculo onde são exibidas as principais cores e as suas tonalidades, do mais escuro até o mais claro.
A partir dessa imagem, é possível criar combinações harmoniosas de cores, lembrando que harmonia é uma característica essencial na hora de criar layouts atrativos para o seu público alvo. Além disso, as cores são divididas da seguinte forma:
- Primárias: azul, amarelo e vermelho;
- Secundárias: roxo, verde e laranja;
- Terciárias: vermelho alaranjado, amarelo esverdeado, azul esverdeado e muitas outras.
Há mais uma divisão das cores, veja como funciona:
• Cores quentes: vermelho, amarelo, laranja, etc.;
• Cores frias: verde, roxo, azul, entre outras.
Com esse círculo, você consegue visualizar a variedade de cores existentes, bem como as suas diferentes tonalidades. Essa ferramenta é muito útil para criar combinações de cores do jeito que você precisa para divulgar produtos e serviços.
Basta ter em mente as sensações que deseja direcionar para o seu público-alvo e, para combiná-las, existem alguns conceitos. Conheça-os a seguir.
Como fazer combinação de cores corretamente

A partir do círculo cromático, é possível fazer as mais diversas combinações. Para tanto, segue-se uma lógica, que contribui com resultados harmoniosos para layouts e demais situações em que se deseja combinar cores.
Dessa maneira, confira a seguir como fazer combinação de cores corretamente:
• Combinações monocromáticas
A ideia da combinação monocromática é fazer uso apenas de uma cor sozinha ou usar as suas mais diversas tonalidades (mais escuras ou mais claras). Trata-se de uma combinação simples, bastando escolher qual a cor que melhor transmite a mensagem que você deseja passar.
Para essa combinação, pode-se usar ainda uma cor neutra, como o preto, o branco ou o cinza. Por outro lado, não oferece contraste e não é tão vibrante quanto outras uniões de cores.
• Combinações complementares
Também chamada de bicromático, a combinação complementar oferece a principal característica de apresentar contraste, essencial em muitas situações. Para tanto, é preciso juntar duas cores opostas do círculo cromático.
O resultado pode ser combinar cores quentes e frias, bastante assertiva em determinadas ocasiões. Também tem a característica de chamar a atenção, sendo o mais comum usar uma de modo principal e a outra para os detalhes.
• Combinações análogas
Na combinação análoga, deve-se unir cores que estão próximas no círculo, ou seja, cores vizinhas e que, por isso, tenham tons semelhantes. Com essa união, é comum que uma delas acabe se destacando, enquanto as outras enriquecem a composição.
Porém, para fazer combinação de cores corretamente recomenda-se que não sejam escolhidas muitas cores, mas sim, apenas duas ou três. Da mesma forma, é melhor evitar combinar cores frias e quentes. E mais, aqui, também o contraste é menor.
• Combinação em fenda
Esse tipo de combinação consiste em conectar uma cor às duas análogas do seu complemento. É uma forma de ser criativo, sem perder a harmonia. Também possui a característica de garantir o contraste, por outro lado, analise bem quais as melhores combinações nessa hora.
• Combinações em três cores
Conhecida ainda como combinação em tríade, essa consiste em associar três cores equidistantes no círculo. Um exemplo notório desse caso são as combinações entre cores primárias e secundárias.
Mais uma união criativa, com a qual se deve ter cuidado para garantir a harmonia. Mas também oferece contraste, portanto, pode ser o jeito certo de transmitir a sua mensagem.
• Combinações em quatro cores
Por fim, mas não menos importante, existe a combinação em quatro cores. Com ela, consegue-se juntar dois pares de cores complementares. Isso significa que são quatro cores, as quais juntas transmitem muitas informações, então, esteja certo que é isso o que você quer.