
Não dá para negar o fato: A COVID-19 irá alterar para sempre o modo como os negócios são feitos em todo o mundo. Empresas de varejo estão acelerando suas transformações digitais, clientes estão consumindo mais do que nunca produtos e serviços por meio da internet.
Nesse artigo vamos trazer 4 razões para a sua empresa focar no marketing digital, e como isso pode fazer a diferença para o futuro do seu negócio.
1. Todos estão de olho no digital
O marketing impresso tradicional como revistas, placas e flyers vem perdendo espaço para os meios digitais (sendo que esse modal já estava em crescimento no país). Com o confinamento da população em quarentena, o acesso aos meios digitais e o tempo de uso dos dispositivos aumentou consideravelmente.
Gostando ou não, o adulto médio passa a maior parte de suas horas ativas em frente a uma tela, como computador ou celular. O aumento do tempo de tela vem crescendo progressivamente nos últimos anos, em parte, à crescente acessibilidade à tecnologia, e agora em conjunto com a quarentena.
Só nas últimas duas semanas, um estudo de uma agência de influenciadores americana constatou um aumento de 76% nas curtidas diárias no Instagram em postagens #ads.
Esse movimento indica que as vendas e acessos aos e-commerce vão subir, especialmente aqueles ligados ao consumo de itens essenciais.

2. Com a quarentena as empresas não podem depender de eventos tradicionais.
A segunda coisa que o COVID-19 deixou muito claro foi o fato de que não é mais uma opção viável para as empresas amarrarem grande parte de sua receita em eventos e conferências presenciais.
Até os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados. Nos 124 anos dos jogos olímpicos a competição nunca havia sido adiada, deixando de ocorrer em apenas 3 ocasiões na história, 1916 – Primeira guerra mundial e 1940 e 1944 – Segunda guerra mundial.
Alternativamente os eventos digitais são uma possível mina de dados para seu negócio. É preciso se adaptar rapidamente ao distanciamento social utilizando recursos de eventos digitais como por exemplo o Google Meet, Hangouts, skype ou Zoom.
Os eventos online podem gerar dados importantes para seu negócio, como:
- Pesquisas de intenção de compra
- Nutrição de lead
- Dados de otimização da taxa de conversão
- Construção de lista de emails
3. Os profissionais de marketing digital podem agir rapidamente
A terceira coisa que o COVID-19 deixou evidente é a importância de ter estratégias de marketing adaptáveis.
Não só os especialistas digitais têm os recursos para escalar suas campanhas a partir do conforto de seus laptops ou dispositivos inteligentes, mas também podem fazê-lo rapidamente.
Esta é a vantagem competitiva que você precisa ao lidar com circunstâncias econômicas imprevisíveis. Suas campanhas precisam ser monitoradas no dia-a-dia.
Ao contrário dos profissionais de marketing tradicionais, os profissionais de marketing digital são proficientes em coletar e analisar big data de campanhas. Isso ajuda a impulsionar o que está funcionando e identificar facilmente o que não.
4. Use o meio digital como seu aliado
Muitas empresas estavam operando exclusivamente sob o modelo físico de comércio, e não estavam preparadas para enfrentar uma pandemia global deste tamanho.
Pandemia ou Não: E-commerce e Marketing Digital são o Futuro
Caso sua empresa ainda não possua e-commerce veja algumas idéias de campanhas que podem te ajudar:
- Campanhas em Mídias sociais
- Campanhas de e-mail
- Promoções digitais criativas
- Aplicativos de serviço de entrega e entrega
Esperar o pós quarentena não é uma opção. Tome hoje as ações necessárias para implementar melhorias e acelerar a transformação digital de sua empresa. Conte conosco!