
Por Leandro Endo
Enquanto escrevo este artigo, dezenas de novas ferramentas de marketing digital, produtividade e gestão surgem na internet. De acordo com levantamento realizado pelo site chiefmartec.com, o mercado global dispõe de mais de 8000 soluções digitais, nas áreas de Email Marketing, Web Experience, Web Analytics, Audience Data, CRM, Chat Bot, entre outras…

Com tanta novidade nascendo a todo instante, torna-se impossível para qualquer profissional conhecer com profundidade todas as tecnologias e seus benefícios.
Se de um lado o profissional especialista é focado em resolver um grupo específico de questões, de outro, o Nexialista trabalha, por exemplo, para entender a correlação entre os ativos digitais e as oportunidades de posicionamento de uma empresa, no complexo xadrez do competitivo mercado digital.
De onde vem o termo “Nexialista” ?
O livro “Voyage of the Space Beagle”, escrito na década de 50 por A. E. Van Vogt, narra uma história de ficção científica, onde um grupo de cientistas, a bordo de uma nave espacial navega por planetas distantes.
O personagem central, Dr. Elliott Grosvenor, era o único nexialista a bordo. Em diversa situações de perigo era Elliot que surgia como herói, graças a sua habilidade de integrar diferentes matérias ou ciências como psicologia, química e física na busca da solução ou salvação da equipe.
A história nos mostra que, nem sempre é o especialista quem encontra as soluções, assim como os generalistas muitas vezes também não conseguem, por si só, encontrar as respostas. Além do especialista e do generalista, existe o profissional nexialista, capaz de conectar pessoas e conhecimentos aparentemente não relacionados em busca de encontrar nexo nas informações.
Os nexialistas tentam agregar um pouco de ordem no caos, na confusão, no excesso de informação e de oportunidades.
Algumas características deste perfil são:
Comunicação: o nexialista possui comunicação assertiva, consegue ser coeso e eficaz nas suas mensagens;
Curiosidade: diferentes temas despertam a atenção desse profissional; tudo é uma oportunidade para agregar novos conhecimentos.
Visão Multidisciplinar: consegue estabelecer conexões entre temas distintos, relacionando assuntos improváveis;
Persuasão: possui boa capacidade de argumentação e apoia sua visão em fatos e dados, não em opiniões;
Proatividade: antecipa riscos e necessidades, analisa, planeja e toma ações com antecedência;
Visão holística: capaz de olhar o problema como um todo, não importa se um indicador isoladamente está acima da média, a somatória de forças e ações é que garante um resultado mais consistente no longo prazo;
Questionamentos: sempre busca os porquês das coisas, não se contenta com os padrões estabelecidos;
Busca de conhecimento: o nexialista gosta de saber tudo aquilo que é relevante, não se cansa de aprender e buscar novas respostas.