Agendamento de posts do Facebook e Instagram. Conheça o estúdio de criação do Facebook

Utilizar o marketing digital para divulgar produtos e serviços exige muita dedicação e trabalho. Afinal, além de avaliar quais as melhores ações para atrair e conquistar o seu público-alvo, é preciso organizar um cronograma de postagens em redes sociais e blogs.

Para um grande número de negócios, que usa a internet para promover a sua marca, as redes sociais são importantes aliadas. Isso porque se tratam de canais por onde é possível se comunicar diretamente com a sua audiência.

E já que os sites de relacionamento permitem essa interação, é necessário que haja uma programação de posts. Dessa forma, se consegue realizar as publicações nos dias e horários mais adequados, a fim de aumentar a visibilidade da sua empresa.

A periodicidade das postagens também deve ser avaliada, sendo que, basicamente, é possível dizer que, quanto mais o seu público acessa as redes sociais, mais posts é preciso publicar. Mesmo assim, não é recomendado exagerar no número.

De qualquer forma, negócios que possuem como audiência um público bastante assíduo nas redes sociais deve postar com certa frequência. Para tanto, você deve acessar as redes sociais várias vezes ao dia para fazer essas publicações, né?

Errado! Em algumas redes sociais é possível agendar as postagens. O mais comum era fazer isso por meio de aplicativos externos às redes sociais, que facilitavam esse trabalho. No entanto, agora, a novidade é que isso pode ser feito por meio do Estúdio de criação do Facebook.

Agendar publicações nessa rede social, aliás, não é nenhuma novidade, mas sim, o fato de poder usá-la também para programar as publicações do Instagram. O que você acha disso? Prático, não é mesmo?

Se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre o agendamento de posts do Facebook e Instagram, conheça a ferramenta gratuita do próprio Facebook. Para tanto, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira todas as informações.

  • O que é o Estúdio de criação
  • Como agendar posts no Facebook
  • Como agendar posts no Instagram
  • Porque usar o agendamento de posts
  • Dicas para fazer posts nas redes sociais

O que é o Estúdio de Criação

Uma forma simples e prática de fazer o agendamento de posts do Facebook e Instagram é por meio de uma ferramenta gratuita do próprio Facebook, o chamado Estúdio de Criação. Além de realizar essa atividade, oferece muitas vantagens para quem divulga a sua marca na web.

Entre elas, a de avisar quando surgem recursos novos na rede social, bem como oportunidades de monetização para quem deseja tornar as suas mídias rentáveis. No Estúdio de Criação, é possível ainda realizar o gerenciamento da biblioteca de conteúdo.

Com essa função, quem administra as redes sociais consegue explorar e pesquisar a biblioteca de conteúdo das suas páginas. Assim, obtém detalhes e informações relevantes para as suas postagens.

Mais uma funcionalidade dessa ferramenta gratuita do Facebook é a possibilidade de gerenciar as interações em todas as páginas existentes do seus produtos ou serviços.

Funcionalidades do Estúdio de Criação

Com a mesma praticidade, consegue-se responder uma mensagem do Facebook e publicar comentários no Instagram. Quem faz uso dos vídeos para promover a sua marca nas redes sociais também tem o seu trabalho simplificado.

Isso porque, com o Estúdio de Criação, você pode criar, programas e publicar vídeos em uma única página e fazer com que esse conteúdo apareça em todas as outras. Ou seja, sem ter que trabalhar em dobro ou triplo.

Mais uma possibilidade é contar com o acompanhamento do desempenho. Isso significa que se torna muito simples verificar o que fazem os seus seguidores e ver quem regressa para visualizar seu conteúdo a cada semana.

Com esse recurso, você pode até descobrir quanto tempo cada usuário permanece assistindo os seus vídeos. Já com a funcionalidade Rights Manager é possível controlar onde o seu conteúdo original aparece.

Outra função do Estúdio de Criação é a integração e acesso aos intervalos comerciais, que permite integrar páginas qualificadas aos intervalos comerciais. Assim, você pode avaliar informações de monetização, ver vídeos monetizados e muito mais.

Como agendar posts no Facebook

Desde a sua criação, o Facebook evoluiu em termos de funcionalidades para promover empresas e marcas. Agora, as publicações das fanpages, ou seja, as páginas para divulgar produtos ou serviços, são facilmente gerenciadas.

Isso é feito por meio do Estúdio de Criação, que reúne todas as possibilidades que a rede social oferece em termos de gestão de postagens. Se você já usa o Facebook para o seu negócio, é possível que conheça esse recurso.

Através dele, é possível fazer as postagens de maneira muito mais simples, em decorrência de todas as funções disponíveis, como vimos anteriormente. Entre elas, a de agendar os posts, assim, não é preciso acessar a rede social sempre que se quer realizar uma nova publicação.

E para usufruir dessa funcionalidade, confira o passo a passo a seguir:

  • Passo 1

Acesse a página inicial do Estúdio de Criação, que está no link https://business.facebook.com/creatorstudio

  • Passo 2

Clique em “Publique algo”. Assim, surge uma aba com as páginas que você possui na sua conta.

  • Passo 3

Escolha a página onde deseja agendar a postagem e, na nova aba que aparecer, posicione o cursor em cima de “No que você está pensando”.

  • Passo 4

Digite o texto da sua publicação, sendo possível, como nas publicações de modo geral, adicionar um vídeo, imagem ou fazer uso das demais opções disponíveis.

  • Passo 5

Clique na seta ao lado do botão Publicar e escolha a opção “Agendar”, clicando em cima da palavra.

  • Passo 6

Escolha uma data, bem como um horário para que a sua postagem seja publicada, na caixa de diálogo que aparecer na tela. Nela, é possível ainda definir um dia e uma hora para encerrar a distribuição no Feed de Notícias.

Pronto. Você pode agendar quantas publicações quiser de modo totalmente eficiente.

Como agendar posts no Instagram

Além de agendar os posts no Facebook, com o Estúdio de Criação, é possível programar as publicações do Instagram. Vale lembrar que outra opção é a de agendar postagens no IGTV, que se refere a um aplicativo de vídeo independente que funciona em smartphones.

Com ele, é possível publicar vídeos mais longos daqueles permitidos no Instagram. E, já que esse aplicativo está disponível por meio do Instagram, consegue-se aliar ambas as redes sociais na hora de postar conteúdo audiovisual.

Portanto, para aprender como agendar posts no Instagram por meio do Facebook, confira o passo a passo a seguir.

  • Passo 1

Acesse a página inicial do Estúdio de Criação, através do link https://business.facebook.com/creatorstudio

  • Passo 2

Clique no ícone do Instagram no topo da página.

  • Passo 3

Conecte a sua conta da rede social, lembrando que para usar essa funcionalidade é preciso ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo do Instagram.

  • Passo 4

Depois de entrar com a sua conta e, assim, vinculá-la com o Instagram, o usuário tem acesso ao board com informações do seu perfil. Então, clique em “Criar publicação” e selecione se você deseja publicar algo no Feed ou no IGTV.

  • Passo 5

Já se você possui mais de uma conta vinculada, não se esqueça de selecionar a conta que deseja usar no momento.

  • Passo 6

É possível agendar posts de imagens, fotos e vídeos, portanto, defina o que você deseja programar, escreva a legenda e clique em Publicar, à direita da tela, e selecione “Programação”. É aqui onde deve-se definir a data e a hora para o post ser programado.

  • Passo 7

Por fim, pressione o botão “Programação”.

  • Passo 8

Caso você queira gerenciar as postagens programadas e/ou cancelar o agendamento, clique em “Programado”, depois, em “Status de publicação”.

  • Passo 9

Selecione a publicação que você deseja editar e/ou cancelar e confira as opções disponíveis. Entre elas, estão a de pré-visualizar o seu post agendado, publicá-lo imediatamente ou cancelar o agendamento, o que você pode fazer ao clicar em “Excluir”.

Como você pode ver, o agendamento de posts do Facebook e Instagram é bastante simples. Assim, não existe razão para não desfrutar de mais essa opção vantajosa para gerenciar as suas redes sociais e promover o seu negócio.

Ainda não está convencido? Então, continue lendo este artigo e confira os motivos para aderir a essa nova oportunidade de deixar o seu trabalho mais simples e prático.

Porque usar o agendamento de posts

São muitas as vantagens ao aderir ao agendamento de posts do Facebook e Instagram. Veja quais são as principais a seguir:

  • Economia de tempo

Já que se diz que tempo é dinheiro, é preciso economizá-lo também. Afinal, acessar todos os dias ou quase todos as redes sociais para publicar os seus posts pode demandar um tempo precioso, que pode ser melhor aproveitado. Então, agende os posts e ganhe tempo.

  • Eficiência do trabalho

Além de perder menos tempo acessando com frequência o Facebook e o Instagram, aproveite melhor o tempo que sobra, como criando novas ações de marketing digital para atrair e conquistar mais clientes. Então, torne o seu trabalho mais eficiente com o Estúdio de Criação.

  • Planejamento dos posts

Ao fazer uso da ferramenta gratuita do próprio Facebook para o agendamento das postagens, é possível planejar de maneira mais adequada as publicações que você deseja fazer ao longo das semanas. Afinal, é possível programar vários posts futuros.

  • Menor risco de haver repetições

Ao planejar os posts do seu negócio nas redes sociais, você também corre um risco menor de criar publicações semelhantes, já que vai programá-las de uma única vez. Aliás, no próprio Estúdio de Criação, consegue-se visualizar todos os posts anteriores para evitar esse engano.

  • Chances reduzidas de esquecimento

Por fim, mas não menos importante, mais uma razão para utilizar esse recurso é o fato de prevenir qualquer esquecimento. Isso porque se você tem muitas tarefas para desempenhar no seu negócio, corre o risco de simplesmente esquecer de fazer uma nova postagem.

Dicas para fazer posts nas redes sociais

Assim como é importante estar por dentro dos novos recursos quando o assunto é marketing digital, a exemplo de, agora, as publicações do Instagram serem agendadas pelo Facebook, também é válido conhecer as dicas para os posts da sua marca.

Afinal, não basta ter tudo organizado, planejado e agendado, é essencial que as publicações do produto ou serviço que você promove nas redes sociais possuam conteúdo de interesse e relevância para o seu público alvo. Só assim você consegue atrair e conquistar a sua audiência.

Portanto, veja as principais dicas para essa hora:

  • Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para criar posts que chamem a atenção do seu público é conhecendo o seu perfil. Com isso, é possível saber do que ele gosta e procura e, dessa forma, fazer postagens com as quais ele se identifique.

  • Atenda às necessidades da sua audiência

As necessidades do seu público é uma das principais informações que se deve obter. Além de publicar conteúdo que a sua audiência goste, é fundamental que ele atenda a uma necessidade. Essa é a forma mais eficiente de atrair e conquistar clientes em potencial.

  • Invista no marketing de conteúdo

Não se limite apenas a divulgar os produtos e serviços da sua empresa. Isso pode ser feito de maneira indireta, o que costuma dar ainda mais certo. Se você vende roupas, então, dê dicas de moda e não divulgue apenas os seus produtos. Resumindo, isso é marketing de conteúdo.

  • Publique nos melhores dias e horários

Quais são os dias e horários que a sua audiência mais acessa o Facebook e o Instagram? Para saber a resposta, pesquise, sendo que há sites que oferecem esses dados. Isso é muito importante para que os seus posts sejam vistos pela sua audiência.

  • Faça postagens com uma frequência adequada

Nem mais nem menos, avalie quantas postagens semanais são suficientes para angariar mais clientes para a sua marca.

  • Acompanhe o feedback do seu público

Não basta fazer postagens com conteúdo de qualidade, é preciso verificar os resultados proporcionados pelas suas ações. O post teve curtidas? Foi compartilhado ou comentado? Se sim, repita a receita, caso contrário, mude a estratégia.