Como criar um logotipo que se destaca

McDonald’s, Kibon, Apple, LG, Banco do Brasil e Starbucks. O que essas marcas têm em comum? Se você enxergasse as imagens dessas marcas, ou seja, a sua logomarca, em qualquer lugar, conseguiria identificar a qual empresa pertencem, mesmo sem o seu nome?

É bem provável que você tenha respondido sim a essa pergunta. Afinal, tratam-se de símbolos famosos, que são facilmente identificados em qualquer lugar. E esse é o objetivo de uma logomarca. Enquanto o logotipo representa visualmente uma marca e contém o nome, a logomarca possui apenas a representação visual, um exemplo icônico é a logomarca da Nike.

No mercado, os termos o logotipo e logomarca muitas vezes são confundidos. Ele pode ser formado apenas pelo nome da empresa ou por uma imagem ou, ainda, combinar ambos os elementos. A questão principal é que consiste em um tipo de personificação da marca, a garantia de que no logo é possível enxergar a essência da empresa que representa

Pensando dessa forma, é possível entender qual a importância que um logo possui para um negócio, não é mesmo? Isso porque não se trata apenas de identificá-la, mas também de provocar sensações, emoções e sentimentos.

Quer causar isso e muito mais no seu público alvo ao visualizar a sua logo? Então, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra as principais informações a respeito de como criar um logo que se destaca.

  • O que é logotipo e qual a sua importância
  • Onde é usado o logotipo
  • Como desenvolver um logotipo
  • Dicas para um logotipo de destaque

O que é logotipo e qual a sua importância

Como dito, o logotipo, logomarca ou simplesmente logo é a representação gráfica de uma marca. Pode ser formado simplesmente pelo nome da empresa, de uma imagem ou de ambos e serve para identificar o seu negócio.

Mas, quando bem elaborado, o logotipo pode ser muito mais do que uma forma de identificação, remetendo ainda a uma ideia ou a um produto e provocando o desejo de obtê-lo. Esse é o intuito de muitas marcas que investem pesado na elaboração do logo ideal.

Isso porque percebem como a sua importância está além da simples identificação. E isso não se refere apenas a grandes empresas, mesmo que sejam elas que geralmente se destacam quando o assunto é logotipo.

Onde é usado o logotipo

Além de oferecer uma série de vantagens na relação com os seus consumidores em potencial, a empresa deve ter um logotipo para aplicá-lo nos lugares onde deve constar o seu nome. Os exemplos são inúmeros, começando pela fachada do estabelecimento até o mundo virtual.

Assim, o logotipo deve constar em documentos do seu negócio e em materiais promocionais, como cartão de visita, folders e outros. Da mesma forma, nos produtos que vende e nas suas mídias digitais, entre elas, site, blog, perfis das redes sociais, e-mail marketing, etc.

Ou seja, onde estiver a sua marca (locais onde há a necessidade de o seu público reconhecer rapidamente a sua empresa), lá deve estar o seu logotipo. Por isso, é importante, inclusive, na hora de como criar um logotipo que se destaca, pensar em uma representação que seja fácil de reproduzir em diferentes lugares.

Isso não se refere apenas a ter um formato simples, por exemplo, mas também de ser visivelmente fácil de enxergar e compreender. Nesse sentido, é melhor evitar imagens muito complexas, além de estar atento a outros cuidados, que veremos mais adiante.

Novas logomarcas podem ser criadas ainda quando ocorre uma mudança na gerência, quando altera o seu foco de público consumidor ou quando começa a fabricar e/ou vender produtos diferentes. Enfim, por diferentes razões pode-se alterar uma logomarca.

Como desenvolver um logotipo

Nem sempre é fácil conseguir criar um logotipo que se destaca. Afinal, por mais simples que ele possa ser, é importante que reflita muitas informações. E quais são elas? A seguir, você confere os principais aspectos a se considerar na criação de uma logomarca. 

  • Entenda a personalidade do seu negócio

O primeiro passo ao criar um logo é conhecer a identidade da empresa, qual a sua personalidade, quais são os seus valores, missão, etc. Como, em geral, quem executa esse trabalho é um profissional da área do design contratado, ele deve conhecer a empresa.

No entanto, mesmo se quem tem um negócio for desenvolver o seu logo, é preciso parar para pensar. Essa reflexão sobre a personalidade da empresa vai ajudar a personificá-la e, depois, a transformar essa imagem em algo que possa ser usado como logotipo.

Além disso, é claro, é preciso saber o que essa empresa vende, quais os seus produtos e/ou serviços, qual o seu perfil, que lugares atende, em que cidades está presente, etc. Reunir essas informações contribui na construção do logo ideal.

Por mais que não seja percebido por todas as pessoas, a verdade é que as logomarcas, inclusive, as que se tornaram mais famosas no decorrer dos anos, conseguem transmitir muitas mensagens ao seu público. De certa forma, também são responsáveis pelo seu sucesso.

  • Identifique o seu público alvo e suas necessidades

Embora seja necessário levantar muitas informações para refletir no logotipo de uma empresa, grande parte delas deve se referir ao seu público alvo. Ou seja, aos consumidores com mais chances de adquirir o seu produto ou serviço.

Para tanto, é essencial que se identifique quem são essas pessoas, não apenas de maneira superficial, levantando dados a respeito de faixa etária e de gênero. É preciso descobrir muito mais, como onde essas pessoas moram, onde trabalham, quanto ganham, etc.

Suas preferências, seus hobbies, seus gostos, onde frequentam, qual o seu grau de instrução, a renda familiar, estado civil, número de filhos, etc. são outras informações que devem ser pesquisadas. Na realidade, tudo isso é preciso saber para qualquer ação de marketing.

Então, é bem possível que empresas que já existam e estão renovando a sua logomarca já dominem esses dados. Enquanto isso, as empresas que estão abrindo as suas portas vão utilizar essas informações em muitas outras ocasiões daqui por diante.

Além das principais características do seu público, é importante saber quais são as suas necessidades, o que buscam solucionar quando adquirem um produto ou serviço da categoria do seu negócio. Essa é mais uma informação que deve refletir na logomarca.

E de igual maneira, elas contribuem como um todo para as posteriores estratégias de marketing. A questão é que, ao enxergar a sua logo, o público deve se sentir atendido, precisa entender que a sua marca está pronta para atender as suas necessidades.

  • Analise os logotipos da concorrência

Após ter mais claramente as informações que devem refletir no logotipo, incluindo o perfil da empresa e do seu público consumidor, chega a hora de pesquisar os logos de outros negócios. Claro, inclusive, dos que pertencem ao mesmo segmento de mercado.

Essa dica de como criar um logotipo que se destaca não serve para copiar ideias de outras marcas, muito pelo contrário. Com essa pesquisa, é possível fazer algo totalmente novo e autêntico, porém, ao mesmo tempo, sabendo quais são as ideias que mais dão certo.

Para tanto, você pode separar as logomarcas mais famosas e observá-las, a fim de averiguar o porquê do seu sucesso. Na internet, é possível até mesmo encontrar a história que existe por trás de muitas logomarcas e, assim, inspirar-se para a criação da sua.

Além disso, para alguns segmentos de mercado, existem padrões que combinam mais, conferindo maiores chances de sucesso. Tudo isso é de extrema importância no desenvolvimento do trabalho, inclusive, ajudando a descartar ideias.

Portanto, mais uma dica é conferir logos pouco conhecidas, mesmo de marcas tradicionais. Pense porque não se tornaram famosas, o que pode ter dado errado. Assim, você consegue verificar também o que costuma não dar certo, evitando ideias fadadas ao fracasso.

  • Esteja atento à escolha dos elementos

E, claro, nas dicas de sucesso para desenvolver a logomarca perfeita para o seu negócio não podem faltar aquelas que são referentes à criação em sim, aos elementos presentes no seu trabalho. Nessa hora, é preciso estar atento, em especial, à proporção, cores e fontes.

A proporção, por exemplo, deve estar presente nos elementos que compõem o logo, como letras e imagens, para que apareçam de forma harmônica. É preciso ter cuidado aos detalhes da imagem, evitando que sejam muito pequenos, o que pode prejudicar a sua visualização.

Quanto às fontes, entre as principais recomendações, estão a de escolher uma que seja bem inteligível, a fim de não atrapalhar a sua leitura, e optar por um tipo de letra que corresponda ao perfil da sua marca.

Assim, para mostrar força, pode-se escolher uma fonte mais “pesada”, com letras mais grossas. Já se a empresa vende produtos delicados, então, pode eleger uma letra mais fina, sinuosa e cursiva, que transmita a mesma delicadeza do que é vendido.

Outro aspecto importante de uma logomarca é referente à escolha das suas cores, sendo que o adequado é eleger uma tonalidade que esteja em sintonia com o que o seu negócio vende. Sabe-se que algumas cores combinam mais com alguns setores da economia.

Isso porque elas têm o poder de transmitir ideias e sentimentos. Veja abaixo o que significa cada um dos tons mais comuns, quando o assunto é logos.

  • Azul: remete ao conforto, compreensão, confiança, tranquilidade e verdade.
  • Verde: associada à natureza, transmite relaxamento, esperança e paz;
  • Amarelo: relaciona-se com energia, vida, alegria e frescor.
  • Vermelho: tem relação com intensidade, amor, paixão, força e movimento.
  • Laranja: associa-se com elementos tropicais, entusiasmo, felicidade, criação e determinação.
  • Preto: é uma cor que transmite as sensações de formalidade, seriedade, luxo, mistério e praticidade.
  • Roxo: remete ao que é poderoso, glamoroso, nostálgico e introspectivo.
  • Rosa: aparece como algo feminino, delicado, doce, amoroso e ingênuo.
  • Marrom: afinidade com marcas que desejam transmitir segurança, confiança e suporte.

E, embora o mais comum seja que a logomarca possua apenas uma cor, também existem exemplos famosos em que foram usados mais tons. No entanto, o cuidado deve ser redobrado, para que a imagem final tenha equilíbrio e foco no significado.  

  • Diferencie-se da concorrência

Por mais que entre as dicas de como criar um logotipo que se destaca está a de analisar as logomarcas de outras empresas, inclusive, do mesmo nicho de mercado que o seu, essa recomendação serve, em especial, para conseguir diferenciar-se da concorrência.

Afinal, para obter sucesso, o logo criado deve ser totalmente autêntico, refletindo a alma do seu negócio. Com isso em mente, você pode está mesmo desenvolver uma logomarca bastante simples, porém, repleta de significado.

Lembre-se que, em muitas situações, menos é mais. Além disso, você pode criar vários tipos de logos e escolher entre um. Nesse sentido, vale a pena ainda pedir a opinião de terceiros, inclusive, daqueles que fazem parte do seu público alvo.

Dicas para um logotipo de destaque

Hoje em dia, é possível criar um logotipo de sucesso com o uso de diferentes softwares, sendo que, entre eles, destacam-se o Inkscape, o Illustrator e o CorelDRAW. Por mais que sejam relativamente fáceis de usar, recomenda-se contratar uma agência para realizar o trabalho.

Com isso, são maiores as chances de criar um logotipo que se destaca. Afinal, além de possuírem experiência, profissionais especializados no desenvolvimento de logomarcas conseguem usar os softwares com muito mais facilidade, utilizando todos os recursos.

Dessa forma, não busque apenas profissionais e agência de confiança e com boa reputação no mercado, mas sim, que saibam transmitir todas as informações pertinentes a quem olhar para o logo da sua empresa. Para tanto, confira exemplos de trabalhos já executados.

E para que seja possível refletir no logotipo todas as informações necessárias, é preciso fornecer dados completos. Tanto a respeito do público alvo da sua marca, quanto dos produtos ou serviços comercializados.

Explique ainda quais os valores do seu negócio. Missão e objetivos são outras informações que contribuem em muito para um resultado perfeito.