Como descobrir as melhores palavras-chave para o Google AdWords

Os anúncios da Rede de Pesquisa são acionados sempre que alguém pesquisa um termo sobre o produto ou serviço que você oferece. Este termo precisa conter palavras que foram compradas e adicionadas nos grupos de anúncios da campanha. E como saber quais as melhores palavras a serem adicionadas?

Existem algumas formas de você encontrar as palavras-chave de grande potencial e também o tráfego estimado para elas.

Use o Planejador de Palavras-chave do AdWords – Website

Localizado no painel da conta em Ferramentas.

Eu gosto muito de usar a opção “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”. Particularmente, procurar por um website é o que mais me atrai, pois basta adicioná-lo que o Google AdWords seleciona as palavras que mais tem a relação com o seu negócio. Claro que muitas palavras não terão muito sentido e você poderá excluí-las da sua lista.

Use o Planejador de Palavras-chave do AdWords – Frase

Na mesma tela da dica anterior, você poderá usar também um termo-chave do seu negócio para encontrar novas palavras. Este recurso costuma ser bem eficaz. Você pode combinar este recurso com o anterior e ser mais assertivo nos resultados da lista.

Brainstorming

A chuva de ideias é uma das formas mais eficazes de encontrar palavras de qualidade.

Quem melhor define os termos-chave do produto ou serviço que você oferece é você mesmo!

Faça um Brainstorming com as palavras que você acha que seu cliente pesquisaria e depois de reuni-las, vá para o “Planejador de palavras-chave” e na opção “Exibir tendências e dados de volume de pesquisas”, veja o quanto essas palavras são pesquisadas mensalmente conforme sua segmentação geográfica.

Termos de Pesquisa

O último, mas o mais importante. Disponível na aba “Palavras-chave”, opção “Termos de pesquisa”.

Se você procura palavras que atinjam o target em cheio, essa é a ferramenta ideal para usar todas as semanas ou até mesmo todos os dias.

O que mais a destaca das outras é a possibilidade de ver os termos pesquisados pelos usuários que ativaram seus anúncios. É possível fazer ainda uma análise se os termos têm relação com o produto ou serviço, e se não tiverem, basta adicioná-los como palavras-chave negativas. É possível ainda analisar termos que tem relação e se geraram conversão, se não geraram a oportunidade de gerar e adicioná-los a listas de palavras-chave do grupo de anúncios. Essa funcionalidade dá noção sobre comportamentos de pesquisa que podem gerar insights para novas estratégias.

Lembrando que ela só está disponível para quem já possui campanhas funcionando e com determinada quantidade de impressões.

Bônus: Escolha a correspondência ideal para a sua palavra-chave.

Correspondência Ampla – Como o nome já diz, palavras amplas possuem um nível de segmentação mais aberto. Por exemplo: plano de dieta com pouco carboidrato pode aparecer para quem pesquisar por alimentos livres de carboidratos, dietas com baixo consumo de carboidratos e receitas de baixas calorias.

Correspondência Ampla Modificada – Diferente da ampla, este tipo de correspondência permite apenas acionar os anúncios se no termo de pesquisa conter as palavras compradas. Esta configuração é famosa por possui um sinal de mais (+) na frente de cada palavra. Por exemplo: +plano +dieta +pouco +carboidrato pode aparecer para quem pesquisar por planos de dietas com poucos carboidratos, plano de dieta de seis meses com pouco carboidrato.

Correspondência de Frase – Este tipo de segmentação é mais fechado e é conhecido por conter aspas (“”) entre as palavras-chave, garantindo que a pesquisa mantenha a ordem especificada, seja no começo da frase ou no final. Por exemplo: “plano de saúde” pode aparecer para quem pesquisar por plano de saúde empresarial e adquirir plano de saúde.

Correspondência Exata – Como o nome já diz, a pesquisa deve ser exatamente igual à forma proposta. Ela é conhecida por conter colchetes nas palavras ([ ]). Por exemplo: [plano de saúde] pode aparecer para quem pesquisar por plano de saúde.

É importante destacar que as correspondências “Ampla Modificada”, “Frase” e “Exata”, permitem pequenas variações de plural e acento, mas seus relatórios vão dizer melhor se é preciso adicionar as variações em sua lista de palavras.

gr

Dica: Tenha o costume de usar pouca a Correspondência Ampla, dando prioridade para a Ampla Modificada, Frase e Exata para garantir um tráfego mais limpo e que vai consumir o orçamento de forma saudável. Aproveite para adicionar o mesmo termo com as três correspondências diferentes. Quem possui um orçamento diário menor, estar mais próximo daquilo que o cliente pesquisa vai ajudar a poupar tempo e dinheiro.