Para empresas que estão recrutando, o LinkedIn pode ser um ótimo recurso. Por meio dele, é possível encontrar os melhores talentos, ideais para preencher os cargos na sua empresa. Da mesma maneira, os candidatos também utilizam seus perfis para encontrar a oportunidade certa.
Muito embora pareça uma tarefa simples, como exatamente, você pode encontrar essas pessoas que se encaixam nas suas necessidades? São cerca de 332 milhões de usuários, aumentando as dificuldades e possibilidades desta tarefa. Confira, abaixo, a maneira certa de contatar novos colaboradores pela plataforma.
Por que utilizar o LinkedIn na prospecção de novos colaboradores?
Um dos principais motivos pelo qual você deve utilizar o LinkedIn para a prospecção de novos colaboradores está, justamente, na facilidade de encontrar interessados. São muitos os inscritos na plataforma e pode ter certeza, que alguns deles irão se encaixar perfeitamente na vaga proposta. Pense no site como um banco de dados extremamente rico.
Abaixo, veja alguns dados que podem te ajudar, e muito, a entender essa facilitação:
- São cerca de 187 milhões de visitantes únicos mensais no LinkedIn e 2 novos membros registrados a cada segundo;
- Os usuários do LinkedIn se espalham por 200 países.
- 2 a cada 5 usuários do site fazem login, pelo menos, uma vez ao dia.
Agora que você conseguiu entender que muitas pessoas estão, diariamente, buscando uma oportunidade de emprego por meio dessa plataforma prática e moderna, ficará muito mais fácil encontrar o colaborador ideal. Por isso, está na hora de ver mais alguns dados, só que desta vez, referentes ao recrutamento:
- 92% das empresas usam as redes sociais como o Twitter, Facebook e LinkedIn com o objetivo de recrutar candidatos, muito embora o LinkedIn seja o favorito;
- 75% dos profissionais estão mais abertos a considerar um novo emprego, mas apenas 61% das empresas estão recrutando os candidatos passivos.
Como recrutar no LinkedIn?
Sim, são muitos os dados que compõem essa plataforma tão rica, mas algumas dicas podem ser dadas em relação à utilização dela. Abaixo, conheça algumas maneiras de facilitar o seu recrutamento e encontrar o colaborador certo pra empresa.
Crie uma página corporativa
Uma página corporativa cria maior credibilidade em torno da empresa, quando os candidatos estão em busca de novas oportunidades. Por isso, certifique-se de que todos os dados estejam completos e sua atividade permaneça constante para melhores resultados.
Lista de empregos
É importante criar uma lista de empregos na página corporativa. Por meio dela, será possível oferecer aos futuros colaboradores uma noção mais ampla dos cargos.
Fique de olho ao seu redor
É sempre interessante ficar de olho em tudo ao seu redor. Procure saber o que os concorrentes estão fazendo para captar mais colaboradores e quais estratégias podem ser aplicadas para gerar ainda mais interesse na sua empresa.
Comunique-se com os seus candidatos
A comunicação é um fator de extrema importância para criar um ambiente empático. Quando um colaborador sente que a empresa se preocupa com ele, é mais provável que acabe se interessando pela vaga. Por isso, crie mensagens personalizadas e agende ligações. Além disso, sempre esteja pronto para responder perguntas.
Mantenha candidatos passivos
Mesmo que esse conselho pareça não fazer sentido, é importante ter candidatos passivos. Eles podem estar dispostos a considerar um emprego a qualquer momento. O recurso oferecido como “me atualize sobre essa vaga” permite que os usuários tenham atualizações em até 150 perfis.
4 ferramentas do LinkedIn que contribuem nos processos de seleção
A grande vantagem de apostar as suas fichas no LinkedIn é que, na busca para encontrar um talento que se encaixe nos seus termos, ele oferece muitas ferramentas que facilitam o processo. Muitas delas estão disponíveis de maneira gratuita. No entanto, algumas também podem ser encontradas na versão paga.
Veja, abaixo, algumas delas.
Empregos patrocinados
Por meio desta ferramenta, você pode criar anúncios e patrociná-los. Ou seja, é um recurso pago. No entanto, ele é muito interessante, já que aumenta as chances de atribuir visibilidade para a sua empresa.
Branded Index
Com esta ferramenta, você pode fazer uma espécie de avaliação da popularidade da sua empresa. Assim, ficará bem mais fácil saber em quais pontos precisa melhorar e em quais deve investir, para melhorar a popularidade e visibilidade da empresa.
Grupos do LinkedIn
Os grupos da rede servem, principalmente, para encontrar pessoas com interesses em comum. Isso também serve para uma vaga em específico. Assim, você pode filtrar os perfis que achar mais adequados para a sua empresa.
Talent Finder
Com esta ferramenta, você pode conseguir uma facilitação no recrutamento de possíveis colaboradores. Ela permite que um inMail (mensagem direta pela caixa de mensagens do Linkedin), seja enviado para todos os contatos da plataforma, disponibilizando os perfis completos de cada um deles.
CLT ou Freelancer: O que buscar no LinkedIn?
Essa não é uma pergunta que possui resposta definitiva. De acordo com as necessidades de cada empresa, é possível optar tanto por CLTs quanto por Freelancer, ambas são boas opções. Avalie bem o que está procurando para, assim, fazer uma escolha assertiva, que estimule o crescimento do seu negócio.
Um funcionário por meio do regime CLT está mais envolvido com as necessidades da empresa por ter interesse na continuidade do serviço. Se você está buscando por colaboradores fixos, que possam exercer o mesmo trabalho durante um longo período, então esta é a modalidade mais indicada para investir. Não será difícil encontrar o perfil no LinkedIn.
Às empresas que desejam trabalhos esporádicos, sem a necessidade de estabelecer um vínculo, os freelancers são os mais indicados. Dessa forma, você pode contactá-los para ações mais específicas da empresa. Não será nada custoso encontrar perfis como este pela plataforma.
Seja CLT ou Freelancer, o LinkedIn é uma plataforma que facilitará, e muito, a busca por novos talentos para o seu negócio.