O que é CTR e como aumentar a sua taxa de cliques?

o que e ctr

Obter bons resultados no marketing digital envolve o conhecimento de uma série de conceitos. Entre eles, a taxa de cliques é um dos fatores mais importantes para o entendimento da relevância do seu site. Em vista disso, nesse artigo mostraremos o que é CTR e qual a importância dele.

As métricas, tanto nos links patrocinados, quanto no SEO, são essenciais para o sucesso. Ou seja, a partir delas é possível entender como os visitantes se comportam e, consequentemente, fazer alterações necessárias, a fim de melhorar o desempenho do seu site.

Logo, o CTR, muito mais que um número, é um dado que demonstra as preferências dos usuários. Portanto, se você pretende melhorar a visibilidade do seu site e dos seus anúncios, é imprescindível conhecê-lo.

Dado este cenário, a partir de agora vamos apresentar desde a definição dessa métrica, até as melhores dicas para melhorar a sua taxa de cliques.

O que é CTR?

Basicamente, CTR (Click Through Rate) ou taxa de cliques, em português, é responsável por avaliar a relevância do seu site para os usuários.

Essa métrica, útil tanto para os anunciantes, como para quem deseja melhorar o tráfego orgânico, mostra se os usuários estão clicando em seus links. Isto é, os buscadores entendem que o seu site é mais relevante se os usuários clicarem mais neles do que nos dos seus concorrentes.

Calcular a taxa de cliques é muito simples, basta dividir o total de cliques, do link em questão, pelo número de visualizações.

A equação fica desta maneira:

CTR = Número de cliques / Número de visualizações.

Vamos observar um exemplo bem simples: seu anúncio tem 80 cliques e 8 mil visualizações, assim o CTR será 0,01, portanto 1%.

Em uma primeira impressão, este parece ser um péssimo desempenho. No entanto, no decorrer do texto, vamos analisar qual a média da taxa de cliques, mas antes veja mais sobre a importância de manter bons índices.

Qual a importância do CTR?

Analisar o CTR da sua campanha permitirá que você entenda o que está prejudicando o seu site.

Para entender melhor, veja da seguinte forma: Já que as palavras-chave identificam a intenção de busca do usuário, a taxa de cliques demonstra se o site foi útil ou não para determinada pesquisa. Ou seja, não adianta ranquear ou pagar por uma palavra-chave se você não vai dar ao usuário o que ele procura.

Veja agora as particularidades para se trabalhar o CTR em ambas as mídias do Google (paga e orgânica).

Qual a importância do CTR no Google Ads?

Uma vez que você pretende melhorar o desempenho dos seus anúncios é preciso entender que não basta apenas dar o maior lance, tão pouco apenas aparecer na primeira posição.

O IQ (Índice de qualidade) definido pelo Google Ads, também responsável pela classificação dos anúncios, envolve alguns fatores. Entre eles: a relevância landing page, das palavras chave e o CTR.

Então, a partir do momento que você possui uma boa taxa de cliques, é possível diminuir o CPC (custo por clique) das suas palavras e, consequentemente, aumentar o retorno das suas campanhas.

Qual a importância do CTR em SEO?

Diferentemente do Google Ads, o SEO é uma estratégia de longo prazo. Porém, aumentar o CTR das suas páginas pode auxiliar muito no processo.

Assim como nos anúncios, links com taxas de clique mais altas são considerados mais relevantes pelos usuários e buscadores. Portanto, mesmo que um link orgânico não esteja na primeira posição, trabalhando o CTR, além de gerar mais tráfego, ele também vai melhorar a sua classificação.

Agora que você percebeu a importância dessa métrica para o desempenho do seu site. Você precisa aprender as melhores maneiras de atingir os melhores CTR. Para isso, veja como analisar se a sua taxa de cliques está alta ou baixa.

Como avaliar o CTR?

Avaliar se o CTR está bom ou ruim vai depender muito da sua capacidade de analisar dados. Ou seja, busque sempre ficar atento à evolução da sua taxa de cliques para entender o cenário, o qual está inserido.

Mas, de forma geral, a própria plataforma do Google Ads define como 0,05% o mínimo para a exposição do anúncio por palavra-chave. Caso a taxa de cliques fique abaixo disso, seu anúncio pode não ser exibido.

Já na busca orgânica, a agência de marketing digital, Chikita, analisou mais de 8 milhões de resultados nas 10 primeiras posições do Google, e nos entregou a seguinte média:

Embora existam essas taxas, muitas variáveis incontroláveis, motivadas pelo nicho de mercado, determinam os índices de CTR. Veja as duas principais:

Análise da Concorrência

Você tem que ter em mente que a concorrência está sempre atuando. Então, quando você busca palavras-chave, precisa entender que existem muitos outros players que fazem o mesmo trabalho.

Portanto, analisar bem a concorrência promoverá novos insights que, por sua vez, poderão melhorar o desempenho do seu site.

Popularidade das palavras-chave

Naturalmente, palavras-chave mais amplas tendem a ter maior volume de buscas. Veja como exemplo a palavra “vídeo game”: em campanhas do Google Ads ela pode significar muitas coisas e não atrair a atenção do cliente. Já em SEO, por conta do alto tráfego, o ranqueamento dela torna-se difícil.

Mas quando você escolhe a palavra “concerto de vídeo games”, você especifica, aumenta as chances de ranqueamento e já trabalha com a intenção do usuário de “consertar”.

Lembre-se que você não deve focar apenas no volume, mas na qualificação do tráfego, isso vai aumentar muito a sua taxa de cliques.

Portanto, ao ver o seu CTR baixo, faça as alterações necessárias na sua estratégia. Confira as nossas dicas.

Como aumentar a sua taxa de cliques?

Por fim, vamos apresentar algumas práticas que costuma melhorar o desempenho do CTR, tanto nos seus anúncios quanto nas buscas orgânicas.

Defina uma estratégia

Primeiramente, não basta criar um artigo ou um anúncio e simplesmente esperar que dê certo.

A falta de planejamento e estratégias é um desperdício de tempo e dinheiro. Então defina objetivos, observe os resultados e faça alterações sempre que necessário.

Caso necessite de uma campanha bem elaborada, verifique se a escolha de uma agência digital é uma opção viável para você. Já que elas ajudam você a traçar os melhores caminhos para obter bons resultados.

Utilize Calls to action

CTAs ou chamadas para ação estimulam o usuário a realizar o que é proposto.

Portanto, links com as “calls to action” são uma ótima aposta para melhorar o seu CTR.

Invista em expressões do tipo: inscreva-se agora, baixe agora ou ligue para nós. Mas não se esqueça que a página de destino deve cumprir o que foi prometido anteriormente.

Fique atento a sua URL

Observe se sua URL é amigável. Esse é um dos itens que os internautas mais observam, pois eles analisam se o endereço em questão tem relação com o termo buscado.

Se a sua URL não condiz com o conteúdo da página, provavelmente o consumidor não irá clicar. Então opte por inserir nela a palavra-chave em foco.

Escolha bem suas palavras-chave

Como vimos anteriormente, escolher bem as palavras-chave faz toda a diferença no CTR. Logo, as palavras-chave de cauda longa, tem maiores chances de fazer com que seu anúncio seja mais clicado.

Fique atento às seguintes dicas:

– Não use palavras tão generalistas, ou populares;

– Use palavras-chave mais específicas, mas tome cuidado com a ultra segmentação;

– Trabalhe com palavras-chave que definem a intenção do usuário;

– Utilize ferramentas para a busca de palavras-chave.

Aproveite os períodos sazonais

O marketing sazonal é muito importante para os negócios. Eles promovem picos de audiência em diversos nichos do mercado, consequentemente, são ótimas opções para aumentar o CTR.

Faça um bom planejamento para posicionar bem o seu site durante essas épocas.

Uma dica é criar o seu conteúdo ou anúncio com antecedência. Assim você saberá qual o desempenho dele até a data específica. E seus clientes também se acostumarão com a ideia.

Escreva bons títulos e descrições

Meta títulos e meta descrições são a porta de entrada para os visitantes acessarem o seu site. Escreva textos que condizem com o conteúdo da página.  Mas não se esqueça de sempre passar a mensagem da forma mais objetiva e clara possível.

Utilize apelos emocionais

Além de seguir as práticas mais comuns ao escrever títulos e descrições, procure chamar a atenção do usuário. Trabalhar gatilhos mentais a partir de apelos emocionais é a maneira perfeita de atrair mais cliques, mesmo que o seu link não esteja na primeira posição.

Faça testes e analise o desempenho

A melhor maneira de conhecer a sua persona é identificar como ela reage diante das suas estratégias.

E, mesmo que todas as dicas acima sejam válidas, não há só uma maneira de aplicá-las. Portanto sempre busque alguma mudança na maneira como você se comunica, identifique quais situações os visitantes mais convertem e, por fim, conheça melhor o seu prospect.

Nesses casos, o CTR funciona como se fosse uma bússola que vai mostrar qual caminho é o mais correto. Assim, ao longo do tempo você vai fazer melhorias e atingir o máximo do potencial das suas campanhas.

Por fim, espero que esse artigo tenha esclarecido o que é CTR e qual a importância dele. E, caso tenha esclarecido todas as suas dúvidas, não perca tempo e comece hoje mesmo a trabalhar em cima dessa métrica.