Descubra como o Google Data Studio pode aumentar a sua produtividade.

O Google Data Studio é uma ferramenta criada pelo Google em meados de 2 de junho de 2016, com o objetivo de facilitar a integração e agrupamento de dados com diferentes fontes, tais como: Google Analytics, Planilhas Excel, Google Ads, bancos de dados e conectores que permitem obter informações de uma infinidade de locais.

Para se ter uma ideia do potencial do Google Data Studio, é possível até mesmo, através de conectores, obter dados de campanhas rodando no Facebook e outras redes sociais.

Com isso você consegue criar, de forma relativamente automatizada, gerar relatórios completos, com profundidade e precisão de dados sobre diferentes ângulos e aspectos de suas campanhas.

Se você ainda não usa o Google Data Studio para monitorar os Kpis de suas campanhas, fique com a gente e descubra:

Por que é importante considerá-lo como uma opção de ferramenta ?

Como funciona ?

Conexões gratuitas

Conexões pagas

Mãos na massa, como botar o Data Studio para rodar

Por que é importante considerá-lo como uma opção de ferramenta ?

Com a evolução das startups, a quantidade de ferramentas que oferecem recursos similares é praticamente infinita. De acordo com o site chiefmartec.com, em maio de 2017 o total de ferramentas catalogado era de aproximadamente 5000 e esse número continua crescendo exponencialmente.

Com base nisso 2 movimentos importantes são observados no mercado. De um lado os maiores players tentam agrupar funcionalidades com a promessa de oferecer soluções “tudo em um” ou “plug and play”.

Embora a cada dia surjam necessidades especificas para os desafios de integração de dados, ou até mesmo propagação de anúncios, empresas como Hubspot e RDstation têm se destacado bastante nessa perspectiva de facilitar o dia a dia dos empreendedores e profissionais de marketing.

O outro lado da moeda é que o Google também está em sintonia com as demandas cada vez mais complexas do universo que rodeia seu core business, mais especificamente as campanhas de PPC. Com isso, ferramentas de alto nível são oferecidas gratuitamente como forma de potencializar o retorno de seus anunciantes. Entre essas ferramentas estão o Google Analytics, Google Trends e o próprio Google Data Studio, entre uma infinidade de outras.

Por ser gratuita e permitir uma série de cruzamento de fontes de dados, o Google Data Studio é uma ótima opção para aqueles que querem desenvolver relatórios mais elaborados e com profundidade de informações, coletadas e agrupadas automaticamente e em tempo real.

Como funciona ?

Para ajudá-lo a entender o Google Data Studio de forma prática, iremos criar juntos um gráfico que traz informações de uma campanha do Google Ads e também do Google Analytics. Com base nesses conceitos básicos explore sua criatividade e ajuste o relatório de acordo com as necessidades do seu negócio.

A primeira tela após você se logar em https://datastudio.google.com será semelhante à abaixo:

Clique em relatório em branco.

O primeiro passo a se seguir é criar uma nova fonte de dados. Lembre-se de que o Google Data Studio apenas captura e integra informações, mas não gera por si só nenhum tipo de dado.

As fontes de informação mais comuns que podem ser utilizadas no Google Data Studio são:

Conexões gratuitas

  • Google Ads
  • Google Analytics
  • Google Spredsheet
  • Banco de dados Mysql
  • Youtube Analytics

Conexões pagas

  • Facebook Ads (Supermetrics)
  • Zapier
  • Semrush Domain Analytics
  • Custom JSON/CSV/XML (Supermetrics)
  • Criteo
  • DynAd – UOL
  • Linkedin Ads (Power My Analytics)
  • Pinterest

Para este exemplo iremos seguir com a fonte Google Ads como forma de obtenção de dados. Clique em “Criar nova fonte de dados”, no canto direito inferior da tela. Em seguida selecione a fonte de dados “Google ads”.

Selecione a conta Google Ads que deseja vincular.

Após selecionada a fonte de dados, clique em “conectar”.

Após conectar a fonte de dados, serão fornecidos os diferentes parâmetros que podem ser conectados, como por exemplo: Cliques, custo médio, conversões, etc… Clique então em “Adicionar ao relatório” localizado no canto superior direito.

Beleza! Os dados já estão disponíveis para uso no relatório. Vamos adicionar um gráfico que traz o CTR das campanhas. Clique em adicionar gráfico e em seguida mini gráfico.

E…. A mágica acontece. O Google Data Studio põe na tela um desenho digno de uma criança de 2 anos 🙂

Se você chegou até aqui “Parabéns”. Com certeza você não é Joseph Climber, mas tem bastante perseverança.

Criando sentido aos dados.

Agora que você selecionou a fonte de dados do Google, será necessário criar um contexto para a informação que é exibida. No exemplo a seguir iremos trazer a informação de CTR, ou seja, o percentual de cliques do anúncio em relação ao total de vezes em que ele foi exibido.

Selecione o gráfico recém criado, no canto direito, adicione o parâmetro CTR.

Até esse ponto os dados reais do Google Ads já estão sendo carregados para o Google Data Studio. Vamos então adicionar a legenda e os rótulos. Para tal, clique na Guia Estilo e habilite a opção “Mostrar rótulos”.

Agora que você conhece o básico, poderá combinar diferentes informações de acordo com a sua necessidade. Explore as opções estéticas da ferramenta e divirta-se.