Google Trends: o que é, como funciona e porque usar?

google-trends

Se você já faz parte do mundo digital e não conhece ou não sabe como usar o Google Trends, você está perdendo tempo.

Fornecida pelo próprio Google, essa é uma ferramenta totalmente gratuita que pode orientar o rumo das suas estratégias. Isso porque o Google Trends fornecerá dados valiosos para que você entenda melhor o comportamento do seu público e encontre períodos sazonais para concentrar seus esforços.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Não perca nada do nosso artigo e conheça todas as funcionalidades dessa ferramenta indispensável.

Vamos lá?

O que é Google Trends?

O Google Trends, como já foi dito, é uma das ferramentas gratuitas do Google que oferece informações valiosas, em gráficos. Mas quais informações são essas?

Como o objetivo da ferramenta é analisar a sazonalidade da intenção busca dos usuários, o Google Trends identifica quais são as palavras-chave mais buscadas no mecanismo de busca do Google.

Com o Google Trends, você terá acesso a informações como quantidade de busca da palavra-chave por período, região e, além disso, também poderá terá acesso há termos de notícias que estão ou estiveram em alta em determinado período.

Por que utilizar o Google Trends?

Desenvolvido há mais de dez anos, o Google Trends vem sendo muito utilizado por profissionais de marketing digital, principalmente aqueles responsáveis pela elaboração de conteúdo.

Isso porque com os gráficos e estatísticas exibidas por essa ferramenta, você aumenta consideravelmente o seu conhecimento sobre o mercado e, principalmente, sobre o comportamento e interesses do seu público.

Como o Google Trends informa você quais são os termos ou palavras-chaves mais buscadas, ele auxilia você na organização de suas pautas. Ou seja, você saberá o que escreve e/ou divulgar no momento certo, aumentando assim a atração e retenção de novos públicos.

Além disso, a possibilidade de filtrar os resultados de acordo com segmentações demográficas também aumenta a efetividade das suas estratégias. Isso porque analisar o volume total de uma palavra-chave pode ser um erro, afinal cada região tem sua particularidade.

Tome o Brasil como exemplo, escrever um artigo sobre moda no inverno pode gerar tráfego para o seu site, mas se a sua loja está localizada em uma região de mais calor, como é o nordeste, dificilmente você estará conversando com o público correto.

Enfim, tratando-se de uma ferramenta gratuita, a qual auxilia você a estruturar um planejamento baseado em estatísticas de comportamento do mercado, não precisamos mais dizer porque o Google Trends é tão importante, não é mesmo?

tudo sobre google trends

Como funciona o Google Trends?

Entendendo o que é Google Trends e qual a sua importância, vamos partir para a parte prática e mostrar todas suas páginas e funcionalidades. Afinal, quando o assunto é ferramentas digitais, se você não estiver muito familiarizado, facilmente ficará perdido e acabará não encontrando os resultados esperados.

Mas não se preocupe, uma das vantagens em utilizar o Google Trends é a sua plataforma intuitiva. Portanto, mesmo que você esteja conhecendo-a agora, lendo esse breve tutorial você não terá grandes dificuldades em se localizar.

Página Inicial

Para começar, o Google Trends não requer nenhum cadastro. Dessa forma, basta acessar sua página inicial e começar a utilizá-lo.

google trends pagina inicial

Aqui você você tem acesso ao menu, a área da pesquisa e, mais abaixo, no próprio corpo da página são exibidos alguns dos resultados mais relevantes e populares do Google, entre eles: “Notícias e estatísticas recentes”, “Pesquisas em alta” e “Pesquisas do ano”.

Além disso, ainda na página inicial, há um botão no canto superior direito que permite filtrar os resultados por região.

Ver mais

O primeiro contato que você terá com o Google Trends é a página inicial, contudo a funcionalidade mais utilizada pelos usuários dessa ferramenta refere-se à busca personalizada de palavras-chave.

Para tanto você pode clicar em “Ver mais” no menu situado à esquerda ou simplesmente utilizar o atalho de pesquisa logo na página inicial.

pesquisar no google trends

Nessa página você simplesmente escolhe o termo de busca que deseja analisar, filtrando pelo período, pela região, a categoria, bem como pelo canal de busca (Web, Youtube, Google Imagens, Google Shopping ou Notícias).

Além disso na página de busca você ainda pode fazer a comparação dos dados de duas ou mais palavras-chave.

comparar no google trends

Todos os relatórios oferecidos aqui podem ser baixados em CSV, caso deseje verificá-las enquanto estiver offline.

Principais Pesquisas

Além de pesquisar por um termo específico os usuários do Google Trends podem filtrar assuntos por países e categorias para, assim, encontrar nesta página quais são as buscas mais frequentes.

principais pesquisas google trends

Essa seção da ferramenta é dividida em duas categorias:

  • Tendências de pesquisas diárias: Exibe os resultados mais buscados ao longo dos dias.
  • Tendências de pesquisa em tempo real: Exibe mais resultados em ordem decrescente de busca, porém considera apenas as últimas 24 horas.

Ainda aqui nas principais pesquisas, você pode clicar no ícone do e-mail para que seu Gmail receba notificações conforme forem surgindo novas tendências.

Inscrições

Além de enviar notificações para informá-lo sobre as novidades em “principais pesquisas”, o Google Trends também pode informá-lo periodicamente sobre qualquer assunto em específico.

google trends inscrições

Para tanto basta ir em menu > inscrições e, feito isso, clicar no botão “+” e escrever a palavra-chave a qual quer ser notificado.

Pesquisas do Ano

Por último, com arquivos armazenados desde 2008, essa ferramenta gratuita do Google também permite que você veja quais foram os termos mais pesquisados de acordo com o ano selecionado.

pesquisas do ano google trends

Em 2018, por exemplo, as figurinhas de Whatsapp causaram tanta euforia em seus usuários que “Como fazer figurinhas no WhatsApp” tornou-se uma das principais buscas dos brasileiros.

Nessa página você vai encontrar mais de 100 palavras por ano, as quais ainda são dividas nas categorias “Como Fazer”, “Por quê”, “Acontecimentos”, “Celebridades” e muitos mais.

Confira o vídeo das palavras mais buscadas em 2018:

Quais as estatísticas disponibilizadas pelo Google Trends?

Visando ajudar você a melhorar seu desempenho por meio dessa ferramenta, mostraremos as estatísticas do Google Trends. Ou seja, finalmente nos aprofundaremos sobre as esperadas “informações valiosas” que poderão fazer toda a diferença no cotidiano do seu negócio.

Observação: Todas os dados que mostraremos a seguir são mensuradas, pela própria ferramenta, em valores de 0 a 100. Sendo 100 o pico de popularidade do termo e 0 referente a menos de 1% de popularidade em relação ao pico.

Interesse ao longo do tempo

Uma das estatísticas mais valiosas da ferramenta é o interesse do público ao longo do tempo. Aqui, sem mencionar as pesquisas dos anos anteriores, você pode escolher ver informações da última hora ou até dos últimos doze meses.

Com essas estatísticas em mãos você poderá criar seu calendário de pautas, fazer uma estimativa de tráfego, bem como dividir os conteúdos evergreen dos sazonais. Ou seja, o gráfico mostrado pelo Google Trends servirá como um “termômetro” do comportamento do seu público.

Se você escreve sobre esportes, por exemplo, perceberá que o assunto “copa do mundo”, apesar de manter alto volume de pesquisas, tem um pico de audiência justamente quando o evento se aproxima.

copa do mundo google trends

Assim, independentemente do seu nicho, o interesse ao longo do tempo é uma alternativa para conhecer o avanço de temas específicos.

Contudo vale ressaltar que, caso você atue vendendo produtos ou serviços regionais, também é preciso se atentar à segmentação por região, a qual veremos a seguir.

Interesse por região e sub-região

O interesse por região e sub-região consiste em pesquisar um mesmo assunto, porém analisando as diferenças dentro de cada país, estado ou cidade. Portanto essa estatística, entre outros fatores, indica onde o seu seu público alvo está localizado.

interesse por região google trends

Logo se você deseja melhorar o seu de SEO local ou quer estabelecer uma estratégia para o seu negócio físico, não deixe de fazer pesquisas sobre o seu nicho no Google Trends. Afinal o Google também é utilizado por usuários que desejam encontrar produtos e lojas em sua proximidade.

Assuntos e consultas relacionadas

Quando falamos de “assuntos e consultas relacionadas”, do Google Trends, estamos falando de sugestões oferecidas pela própria ferramenta e baseadas na pesquisa que foi feita.

Suponha que você possui um blog de marketing digital e deseja saber o comportamento de buscas para o termo “SEO”. Além das estatísticas que já mostramos anteriormente, o Google Trends também exibirá, mais abaixo, outros assuntos relacionados, ou seja, essas sugestões que acabamos de mencionar.

marketing digital google trends

Dessa forma, essa seção da página de buscas é um ótimo local para encontrar pautas relacionadas ou “subtemas” para inserir como intertítulo em seus artigos.

Principais x Ascensão

Em assuntos e consultas relacionadas você ainda pode filtrar o resultados em duas categorias:

  • Principais: São os assuntos mais pesquisados.
  • Em ascensão: São os assuntos que tiveram mais pesquisas, considerando apenas o intervalo de tempo anterior.

Aqui palavras classificadas como “aumento repentino” sofreram grande alterção de volume. Preste  atenção nisso, pois muitas vezes dizem respeito a temas novos que não eram pesquisados anteriormente

Como utilizar o Google Trends em suas estratégias

Se você chegou até aqui, você já está totalmente contextualizado sobre o que é Google Trends, sua importância e funcionalidades.

Entretanto ainda se você está começando agora a utilizar o Google Trends tudo isso parece uma chuva de informações, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois neste tópico mostraremos 5 alternativas incríveis para você usar essa ferramenta em seu negócio.

Identifique períodos sazonais

No marketing digital muito se fala sobre os conteúdos evergreen, ou seja, aqueles que não prazo de validade. Contudo de vez em quando apostar em estratégias de marketing sazonal pode gerar tráfego por determinado período, o que implicaria em mais reconhecimento para sua marca.

Dessa forma, nada melhor que a página de pesquisas do Google Trends. Acesse ela, mude o período padrão de 12 meses para “2004 – presente” (para facilitar a visualização do gráfico) e, enfim, pesquise pelo tema, no qual você quer se posicionar.

Não ficou claro? Imagine então um blog sobre moda que deseja escrever ou promover um artigo sobre moletons. Agora veja a pesquisa no Google Trends.

sazonalidade google trends

Claramente você pode perceber que o assunto tem seu pico de audiência nos períodos próximo ao inverno. Portanto, nesses casos, a ferramenta, por meio da identificação de períodos sazonais, consegue informar o tempo certo da criação e veiculação de estratégias.

Crie um calendário anual

Escrever artigos, fazer publicações e criar anúncios que geram resultado exige preparo. Então, conforme dito na última dica, sempre analise o gráfico de “interesse ao longo do tempo” antes de qualquer tomada de decisão.

Black Friday, Oscar ou Dia das Mães, são exemplos de datas sazonais, então não esqueça de se programar bem para elas. Afinal, não faz sentido veicular anúncios ou produzir conteúdos fora do período de interesse desses eventos.

Contudo, a menos que você seja um site de notícias, não monte seu calendário apenas pensando nessas datas. Crie conteúdo evergreen e, se necessário, valide sua ideia no Google Trends. Ou seja, essa ferramenta pode confirmar se o assunto realmente não “despenca” ao longo do ano.

Por último, tome cuidado com palavras-chave que se tornaram tendência, mas que deixam de ser buscadas ao longo do tempo.

Quem não lembra do Spinner, o brinquedo que ganhou o mercado em 2017? Veja como está o volume sobre o assunto.

Aumente seu portfólio

Com a finalidade de criar estratégias no mercado digital, nada melhor do que analisar as pesquisas que estão sendo feitas pelo seu consumidor.

Afinal, muitas vezes você pode estar concentrando seus esforços em um produto ou em uma palavra-chave e está perdendo a oportunidade de posicionar outras que o seu público também está buscando.

Nesses casos, o Google Trends, assim como as ferramentas de palavras-chave, pode fornecer o insight que faltava. Um vendedor de tênis, por exemplo, entra na ferramenta e pesquisa por “tênis masculino”.

Ao olhar o gráfico, o interesse por região e sub-região ele vê que está tudo normal com o volume da palavra-chave. Mas, vendo as consultas relacionadas, ele percebe que muitos dos modelos que ali estão não são vendidos em sua loja ou site.

A mesma situação é válida para a criação de artigos para blog. Profissionais de marketing digital tentam se posicionar para termos com alto volume e concorridos, mas deixam de lado assuntos que estão ganhando o interesse do público.

ecommerce google trends

Então, a fim de mudar esse cenário, você pode verificar que em “consultas e assuntos relacionados” há uma série de oportunidades que não estão sendo aproveitadas, fique atento.

Filtre suas campanhas por região

Principalmente se o seu negócio é voltado para a venda de um produto ou serviço, não deixe de utilizar o Google Trends para concentrar seus esforços no que realmente traz resultado.

Está pensando em criar anúncios na internet? Então entre no Google Trends, filtre o nome do seu produto por região e sub-região e veja os resultados. Agora identifique se há cidades ou estados com muito mais tráfego comparado aos outros.

Caso realmente haja diferenças, provavelmente o potencial de retorno das regiões mais interessadas no assunto é maior. Dessa forma, com uma simples pesquisa nessa ferramenta acaba otimizando o seu orçamento.

Essa dica é válida para todos os momentos do seu negócio. No entanto, visto que plataformas como Facebook Ads e Google Ads também fornecem informações de aprendizagem para melhorar seu desempenho, essa técnica com o Google Trends é mais importante no momento de criação de campanhas.

Aumente suas visualizações no Youtube

Entre todas as faixas etárias, o Youtube é uma das plataformas de entretenimento que mais cresce no mercado digital. E, justamente por isso, considerar os vídeos em sua estratégia de conteúdo pode alavancar os seus resultados na internet.

Afinal quanto maior for a sua audiência no Youtube, maiores são as chances de direcionar o público para outros sites e blogs ou até para uma conversão de vendas.

Então caso você opte ou já faça marketing no Youtube, utilize o Google Trends para conhecer o comportamento do público dentro dessa plataforma.

Tudo o que foi passado sobre as possibilidades de pesquisa no Google Trends também pode ser utilizada em favor do Youtube. Para tanto, basta substituir os resultados de “Pesquisa na Web” para “Pesquisa no Youtube”.

youtube google trends

Além disso, a ferramenta do Google também pode ajudar você a criar vídeos a partir dos tópicos mais pesquisados. Assim, sabendo qual tema está em alta, nunca vão faltar ideias de conteúdo para o Youtube.

Gostou de ler o nosso artigo sobre o Google Trends e quer mais conteúdo como esse? Não deixe de curtir a nossa página do Facebook e receba, em primeira mão, todas as novidades do nosso blog.