Qual estratégia de lances do Google ads é melhor para o meu negócio?

A melhor estratégia de lances para Ads

Na busca de procurar fazer a melhor campanha de Ads para o nosso negócio, várias perguntas acabam surgindo no caminho. Qual palavra-chave escolher? Qual é o melhor preço por lance?  Qual a melhor estratégia de lances?melhor estrategia de lances

O Google nos dá a opção de fazer uma campanha no qual os lances são automatizados e cada um vai ter um valor diferente por clique dependendo do usuário que ver nossa propaganda e assim por diante. Mas será que essa forma de lance automático é a melhor?

Não fique mais aflito! Vamos te explicar esse artigo a melhor estratégia de lances com o Ads.

Campanhas com lances automáticos ou manuais?

O Google Ads nos dá a opção de escolher por lances automáticos na hora de fazer uma campanha. Essa solução parece muito melhor não é mesmo?

Você pode deixar que o algoritmo oficial deles decida qual o melhor valor por lance, enquanto você relaxa na praia e tem certeza que o seu orçamento está sendo gasto da melhor forma possível pela inteligência artificial.

Mas calma que não é bem assim.

Existe um motivo por trás dos lances automático serem uma opção muito oferecida pelo Google Ads: se todos os lances forem automáticos o Google consegue controlar perfeitamente quanto cada um vai gastar e não precisa se preocupar em calcular os lances manuais.

Infelizmente esse sistema não é tão vantajoso para as empresas que querem atingir os clientes certos com o menor custo possível.

O que são os lances automáticos?

A estratégia de lances automáticos são uma opção na hora de fazer sua campanha que em teoria maximiza seus ganhos ao analisar variáveis como o melhor dia para mostrar seu anúncio, gênero do cliente, aparelho que ele usa, média de gasto com produtos na internet e assim por diante.

O que ocorre de fato é o seguinte: quando um usuário que possa ser do seu interesse acessar uma página com Google Ads, você vai instantaneamente competir com todas as outras empresas que estão interessadas no mesmo perfil e o Google vai otimizar automaticamente seu lance para trazer os melhores resultados.

Esse tipo de estratégia é melhor usada em algumas situações:

Quando você tem um orçamento grande e flexível. Como os lances são ajustados na hora, a variação de preço pago por clique pode mudar muito dependendo da situação.

Em uma semana que os usuários estejam clicando muito nas propagandas, você vai pagar um preço, talvez na semana seguinte eles cliquem pouco e o preço por clique dobre.

Ou seja, existe muita flutuação no Custo Por Clique nesse tipo de campanha.

Quando você tem uma boa quantidade de informações para que as previsões sejam mais certeiras. Caso seja sua primeira campanha para o site ou se utilizar uma palavra-chave pouco usada fica difícil que as previsões do Custo por Clique seja certeiro.

Isso acontece porque o Google simplesmente não vai ter dados o suficiente para conseguir prever os efeitos dos lances automáticos já que eles podem mudar muito dependendo da situação.

Por mais atraente que a palavra “automático” pode parecer, pelo contrário, esse tipo de campanha são mais imprevisíveis que as manuais porque a inteligência artificial que decide o preço de cada lance usa variáveis que mudam constantemente.

Logo, o melhor para todas as pessoas que tenham algum tempo para aprender um pouco sobre Ads, já tenham experiência na área ou estão disposta a contratar um profissional é usar as campanhas manuais.

Lances Automáticos do Google Ads

Embora a melhor estratégia de lances Ads é utilizar os manuais, vamos decorrer sobre os lances automáticos caso você não queira tomar seu tempo otimizando lances. Ensinaremos algumas estratégias e também configurações básicas que podem ser usadas na hora de fazer sua campanha para ter muito mais resultados com muito menos custo.

Então vamos dar uma olhada nas configurações que podem ser usadas para gerar muito mais resultado:

Todas essas opções vão estar no seu Google Ads em Campanhas>Configurações>Estratégias de Lances>Alterar Estratégia de Lances.

CPA de destino. O CPA vem da sigla em inglês para “Custo por aquisição”, nessa opção você pode colocar quanto quer gastar por cliente novo no seu site.

Se você colocar R$ 5,00 por cliente, o Ads vai automaticamente fazer todas as mudanças para que esse objetivo seja atingido.

Como o custo por aquisição de clientes depende de informações adquiridas, o melhor é que você tenha dados de 30 dias de campanha.

Localização da página segmentada para pesquisa. O Ads também deixa você escolher se quer que seus anúncios apareçam no topo de toda busca ou apenas na primeira página. São poucas as diferenças entre um e outro, mas é bom você ficar de olho nas métricas.

Assim como mudar o seu CPA, essa estratégia precisa também de alguns dados adquiridos de campanhas anteriores para poder dar uma olhada nas métricas e ver o que vale mais a pena.

O preço do lance e o índice de qualidade do seu anúncio influenciam na posição dele também, mas escolher essa opção nas configurações ajuda você a ter mais controle.

Parcela de vitórias desejadas. Essa é a opção que o Ads oferece para que você faça uma verdadeira competição contra seu principal concorrente. A parcela de vitórias desejadas é a quantidade percentual anúncios que você gostaria de vencer de um domínio que você determina (vulgo concorrente).parcela de vitorias desejadas

Ou seja, se você quer que os clientes mais interessantes vejam apenas propagandas suas. Você pode colocar a parcela de vitórias desejadas para 100% e os lances máximos lá no alto para tapar totalmente seu concorrente.

Maximizar cliques. Caso você queira aumentar apenas a quantidade de visitantes no seu site sem focar exatamente na qualidade ou na taxa de conversão deles, você pode ligar essa opção na hora de configurar seus lances.

Com essa opção ligada você vai pagar o custo mais baixo por clique, mas os clientes que vão chegar no seu site talvez sejam pessoas que nunca compram ou contratam serviços pela internet.

Maximizar conversões. Essa opção é igual à anterior, mas o objetivo é diferente, nessa o Google vai focar em clientes que costumam ter um gasto maior na internet para que o número de conversões e ações tomadas por clique seja muito maior.

Enhanced Cost-per-click ou CPC otimizado (ECPC). Essa opção permite que o algoritmo do Ads automaticamente aumente o preço do lance caso ele ache que o cliente tem uma taxa de conversão maior.

De certa forma ele liga os lances automáticos mas a diferença é que você tem um limite de aumento para no máximo de 30% do valor que você colocou manualmente.

ROAS (Retorno do investimento em publicidade) desejado. Nessa opção o Google Ads ajuda a você manter o máximo de conversões mantendo o ROAS definido.

Conclusão

Como você pode ver além das campanhas de lances manuais, existem muitas opções de estratégias de lances no Ads para todos os tipos de objetivo. Você pode escolher ter um número de visitas maior, um número de conversão maior, focar em competir diretamente com seu concorrente e assim por diante.

Caso você queira fazer a melhor campanha para a sua empresa usando o Ads, pense um pouco nos seus objetivos (mais visitas, mais conversões, ganhar de concorrentes), quanto você gostaria de gastar por clique, quais as melhores palavras-chaves e depois implemente uma estratégia usando lances manuais.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a compreender melhor as opções de estratégia de lances que o Ads tem e também como utilizar elas para conseguir uma quantidade muito maior de resultados para a sua empresa sem gastar mais do que precisa!