Perspectivas para o marketing digital em 2020

Desde os primeiros anos em que se começou a usar internet para divulgar produtos e serviços até os dias de hoje, muita coisa mudou. Redes sociais surgiram e deixaram de existir, navegadores foram substituídos por outros, só para dar alguns exemplos.

Isso mostra como o mundo virtual é dinâmico e, por isso, sempre estão surgindo novidades. Em outras palavras, novas tendências para contribuir com a vida das pessoas e das empresas de uma imensa variedade de maneiras diferentes.

Desse modo, quem usa o marketing digital para promover uma marca deve estar atento às mudanças, ao que há de novo. Caso contrário, pode estar perdendo tempo e dinheiro em canais de comunicação virtuais com o seu público-alvo que não são mais tão eficientes.

Se você quer saber o que está em alta no momento, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você descobre quais são as principais perspectivas para o marketing digital em 2020 e como aderir a essas inovações.

  • Maior investimento nas técnicas de SEO
  • Crescimento no uso do Google Meu Negócio
  • Utilização massiva dos apps de mensagens privadas
  • Aposta nos influenciadores digitais
  • Mais investimento em anúncios pagos
  • Preocupação com a segmentação do público
  • Produção mais significativa de vídeos
  • Criação de conteúdo de alta qualidade

Maior investimento nas técnicas de SEO

Se você já faz uso do marketing digital deve saber como apostar nas técnicas de SEO, ou seja, na otimização para os mecanismos de busca. Afinal, é seguindo algumas regras que se consegue obter uma maior visibilidade na internet.

Embora existam outros, o Google mantém a liderança quando o assunto são os buscadores mais usados, por isso, é ele quem costuma ditar as regras sobre SEO. Uso de palavra chave de forma adequada, imagens de qualidade, boa navegabilidade do site, etc., continua importante.

O mesmo pode ser dito das demais técnicas de SEO que contribuem para que o seu site ou blog, de maneira orgânica, consiga conquistar os primeiros resultados das pesquisas dos seus usuários. O que muda é a importância de investir, cada vez mais, no que diz respeito ao SEO.

Isso quer dizer que não basta apenas fazer o “arroz com feijão” ainda mais se o seu nicho de mercado é um dos mais concorridos na internet. Para tanto, é importante ter, cada vez mais, um conteúdo de qualidade na sua mídia, bem como fazer uso do link building.

Essa técnica consiste em estimular que outros sites de qualidade e relevância tenham links que levem para o seu site ou blog. Afinal, trata-se de uma referência. Para tanto, você pode fazer parcerias com outras mídias, para que eles referenciam em seu conteúdo a sua marca.

Crescimento no uso do Google Meu Negócio

Outra ferramenta que tem ajudado muito as marcas a aumentarem a sua visibilidade na internet é o Google Meu Negócio. Além de gratuita e fácil de usar, é benéfica, em especial, para a promoção dos chamados resultados locais.

Isto é, dos resultados de busca realizados quando uma pessoa procura por um tipo de estabelecimento que esteja próximo. Vale lembrar que, hoje em dia, os internautas usam os aplicativos de mapas para pesquisar sobre os mais variados produtos e serviços.

Para tanto, a ferramenta centraliza a gestão dos dados do seu negócio no mundo virtual. Esse cuidado é fundamental, uma vez que, ao se pesquisar no Google, os resultados são personalizados de acordo com a área geográfica do usuário.

É por isso que, para o consumidor, são exibidas as empresas das proximidades. Então, se você não estiver nos resultados dessas pesquisas, os seus concorrentes, inclusive, os mais próximos podem atrair mais clientes em potencial do que a sua empresa.

Como usar o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio possibilita um melhor posicionamento nas pesquisas do Google. Para atingir esse objetivo, é preciso manter o perfil na web do seu negócio sempre atualizado, principalmente, em relação ao seu endereço e informações de contato.

Entre eles, telefone, e-mail e outros. Com isso, o cliente em potencial não só chega mais fácil até você, como também essa estratégia é uma forma de ganhar credibilidade do seu público.

A ferramenta possui ainda outros recursos, como descobrir como as pessoas chegaram até a sua empresa e onde elas estão localizadas. E mais, é possível saber quantas pessoas ligaram para a sua empresa porque viram o seu telefone nos resultados de pesquisa local.

E quem prefere usar os dispositivos móveis para gerenciar a presença virtual da sua empresa não precisa se preocupar. O Google Meu Negócio pode ser usado com todos os seus recursos em smartphones, tablets e similares.

Utilização massiva dos apps de mensagens privadas

Alguns públicos estão perdendo o interesse em redes sociais, como o Facebook e outros sites de relacionamento, e preferindo usar as ferramentas onde a comunicação com os outros usuários é mais direta, a exemplo do WhatsApp e outros apps de mensagens privadas.

Claro que você deve verificar se a sua audiência se encaixa nesse perfil.  E, se for o caso, é preciso começar a desenvolver estratégias para se comunicar com os consumidores em potencial do seu produto ou serviço por meio de mensagens privadas.

A criação de grupos com clientes em potencial é uma forma de fazer isso. Dessa maneira, consegue-se manter uma comunicação mais dinâmica com a sua audiência e mesmo realizar vendas, de modo bastante prático e direto.

Além disso, com esse tipo de abordagem, é possível manter uma comunicação mais personalizada. Nesse sentido, é importante lembrar que, atualmente, o consumidor valoriza muito o atendido com exclusividade.

Isso porque ele não quer mais fazer parte de um grupo amplo de consumidores com características diversas. E sim, ser mais estimado, com um atendimento diferenciado. Em outras palavras, através de mensagens privadas, o público acredita que é mais bem atendido.

Aposta nos influenciadores digitais

Os influenciadores digitais também estão ganhando terreno quando o assunto é marketing digital. Para ter uma ideia mais clara da importância que eles possuem na hora de divulgar produtos e serviços, basta pensar nas celebridades que aparecem nos comerciais da TV.

Não existe dúvida de que atrizes famosas são mais influentes em um comercial de shampoo, por exemplo, do que pessoas desconhecidas, não é mesmo? Com os influenciadores digitais acontece o mesmo, com a diferença que estamos falando de internet, agora, e não mais de TV.

Parte dos internautas segue muitos influenciadores digitais, ou seja, pessoas que têm seus canais no YouTube, conhecidos como Youtubers. Eles são as celebridades do mundo virtual e podem influenciar em muito a opinião dos seus seguidores.

Portanto, mais do que nunca, as marcas devem descobrir quais são os influenciadores digitais mais próximos do seu público alvo e propor parcerias. Youtubers e outros tipos de influenciadores podem citar a sua marca em seus vídeos e demais conteúdos que produzem.

Além disso, o mais adequado é que o influenciador digital escolhido atue em um nicho de mercado relacionado com a área do seu produto ou serviço. Desse modo, a parceria se torna mais orgânica e, por consequência, também mais convincente para a sua audiência.

Mais investimento em anúncios pagos

Embora apostar na busca orgânica seja altamente eficiente para atingir o seu público alvo, é importante também aderir aos anúncios pagos, como o Google e o Facebook Ads. Outras redes sociais oferecem os anúncios, mas são essas que se destacam.

Com algumas diferenças, os anúncios do Google e do Facebook se assemelham bastante, já que para ambos o pagamento da publicidade funciona como um crédito. Assim, a medida em que os internautas clicam nos anúncios, o valor investido é descontado.

Isso quer dizer que do pagamento feito pela publicidade é reduzido um valor apenas quando surte efeito, isto é, se um usuário clicar no mesmo, sendo encaminhado para a fanpage da marca ou para o seu site ou blog.

No caso do Google, é preciso ainda escolher as palavras chaves, uma vez que o anúncio é exibido apenas para os internautas que digitaram no buscador os mesmos termos escolhidos pelo anunciante.

Enquanto isso, no Facebook, é possível determinar o público que vai ver o seu anúncio, de acordo com as suas características. E a rede social ajuda a alcançar esse objetivo de modo mais eficaz, pois sugere internautas em potencial considerando as suas atividades na rede social.

Outra vantagem é a possibilidade de fazer anúncios segmentados. Isto é, criar uma publicidade para um determinado público e outro anúncio para outra parte da sua audiência. Essa estratégia combina com marcas que tem em seu público alvo pessoas bem diversificadas.

Preocupação com a segmentação do público

Como já mencionado, a segmentação é uma estratégia de marketing digital muito eficiente, sendo que na internet, cada vez mais, existem formas de aplicá-la na divulgação do seu produto ou serviço. O Facebook Ads é uma das tantas possibilidades.

O Google Ads também pode contribuir com a estratégia de segmentação do público alvo. Para tanto, por exemplo, é possível criar mais de um anúncio no buscador, sendo que para determinadas palavras chaves é anunciado um link e, para outros termos, outro link.

Da mesma forma, nas redes sociais, é possível usar essa técnica. Se, por exemplo, a sua marca possui como público alvo pessoas com perfis em várias delas, a dica é para cada site de relacionamento, criar uma postagem específica.

Para tanto, é claro, deve-se conhecer muito bem o seu público alvo. Já a percepção da necessidade de segmentar a audiência se deve, entre outras razões, à importância, já mencionada, que os consumidores dão à publicidade e atendimento personalizados.

A grande concorrência em muitos nichos de mercado é mais um motivo para apostar na segmentação. Isso porque permite que a sua marca consiga chegar, em especial, àquela parcela do seu público consumidor mais propensa a comprar o seu produto ou serviço. 

Produção mais significativa de vídeos

Mais uma das perspectivas para o marketing digital em 2020 é focar na produção de vídeos, afinal, eles têm conquistado mais adeptos todos os anos. O uso massivo de smartphones e outros dispositivos móveis é um dos principais responsáveis.

Isso ocorre porque, ao usar um celular, inclusive, quando se está em deslocamento, os vídeos são conteúdos mais fáceis de conferir, pois não exigem leitura. Além disso, pelas possibilidades visuais que oferecem, não raro, conseguem ser mais atrativos do que outras mídias.

Para aderir a essa tendência, uma dica é criar um canal de vídeos no YouTube e ali publicar as produções. Dessa forma, é possível reunir em um só local todos os audiovisuais da sua marca e fazer com que, por meio da plataforma, novos clientes em potencial chegam a sua marca.

Mas você pode fazer muito mais com os vídeos, como compartilhá-los nas outras mídias do seu negócio, como sites, blogs e redes sociais. Com isso, um único vídeo pode aparecer em diferentes canais, potencializando os seus resultados.

Mesmo com essa atratividade inerente dos vídeos, entretanto, é necessário produzir conteúdo de qualidade, o que não é mais um grande desafio, pois até de smartphones é possível produzir vídeos de qualidade. Mas é imprescindível ainda que haja um bom roteiro.

Criação de conteúdo de alta qualidade

Por falar em qualidade, essa é mais uma tendência de destaque em termos de marketing digital. Afinal os consumidores estão se tornando mais exigentes, dia após dia, não só com a qualidade dos produtos e serviços, mas com tudo que os envolve.

Ou seja, eles desejam um atendimento de alto padrão, uma publicidade personalizada, funções exclusivas, etc. Isso significa que as pessoas querem ser valorizadas e uma forma de garantir isso a elas é com conteúdo relevante e que seja do seu interesse.

Nesse sentido, é fundamental investir no marketing de conteúdo, contratando, quando preciso, profissionais para a produção de textos, vídeos e imagens. Da mesma forma, é possível se capacitar para realizar essas atividades, priorizando a qualidade.

Por isso, mesmo que haja muitas formas gratuitas de divulgar o seu produto ou serviço, pode ser necessário investir financeiramente para proporcionar experiências únicas ao seu público-alvo. Afinal, a maior perspectiva para 2020 é manter o foco no seu público.