5 Razões para acordar cedo, mesmo que você odeie

Deus ajuda quem cedo madruga. Será?

Várias pessoas de sucesso vem provando esse ditado verdadeiro, como Tim Cook, CEO da Apple, que acorda antes das 4 horas da manhã todos os dias.

Mas para muitos de nós não há prazer maior do que poder dormir, ficar enrolando na cama até o último momento, a não ser que seja absolutamente necessário acordar.

Mas aqui nessa lista iremos indicar algumas vantagens de acordar cedo.

Você dá tempo ao seu corpo de acordar

Estudos do sono indicam que a inércia do sono – aquele período de movimento lento entre a neblina cerebral induzida pelo sono e a vigília total – pode durar entre duas e quatro horas.

Digamos que você comece a trabalhar às 09:00h e costuma acordar às 08:00h, muito provavelmente seu cérebro ainda não está totalmente desperto e você não vai chegar ao trabalho podendo executar o seu melhor.

Acordar mais cedo dá tempo ao seu corpo de despertar naturalmente, sem a necessidade de toneladas de café para começar o dia.

Pode não ser fácil começar a configurar o alarme para algumas horas mais cedo que seu horário habitual, e você pode ter que se arrastar para fora da cama durante os primeiros dias, mas uma vez que se torne parte de sua rotina, você provavelmente notará uma grande diferença em seus níveis de energia e clareza mental pela manhã.

Será mais fácil ficar otimista.

De acordo com estudos as pessoas que acordam cedo tem uma tendência a serem menos atormentadas por pensamentos intrusivos negativos do que aqueles que vão dormir tarde e levantam ainda mais tarde.

Você poderá ter mais sucesso profissional.

Um estudo com estudantes universitários dos Estados Unidos indicou que profissionais que tem o pico de produção, logo pelas primeiras horas da manhã, possuem maiores chances de desenvolvimento na carreira.

De acordo com o estudo, os alunos que acordam cedo, tendem a obter melhores notas na escola, o que leva a melhor desempenho na faculdade e melhores oportunidades de trabalho. Também indicou que profissionais com melhor desempenho matinal tendem a ser mais pró-ativos do que profissionais com pico de desempenho no período da tarde.

Vai melhorar sua qualidade de sono

Pessoas que acordam cedo tem a tendência de dormirem melhor de noite do que pessoas que tendem a dormir muito tarde, essas pessoas possuem maior propensão a distúrbios do sono e em geral dormem menos.

Se você acorda cedo, as chances são de que você estará com sono e pronto para dormir mais cedo, assim conseguindo um sono reparador.

Você terá menos chances de sofrer de transtornos mentais.

A qualidade do sono está diretamente conectada com o controle de nossas emoções, nosso estado de espírito e assim associada com a propensão para sofrer de doenças mentais como depressão, ansiedade e outros transtornos. Um sintoma comumente associado com transtorno de ansiedade e depressão é a dificuldade em ter um sono reparador, ou não conseguir dormir por completo na ocorrência de insônia.

Manter uma rotina constante e saudável de sono é muito importante e acordar cedo pode ajudar nessa rotina, caso não esteja conseguindo dormir pode ser necessário buscar auxilio médico.