5 razões para desenvolver APPs com IONIC

Você está planejando desenvolver um aplicativo e está na dúvida entre fazê-lo nativo para Google, Apple ou em um sistema híbrido?
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o framework IONIC, uma tecnologia híbrida de desenvolvimento que vai acelerar seus projetos.

1. Um código para todos

Ionic é uma estrutura para desenvolver aplicativos multiplataforma para iOS, Android e Windows. Assim sendo, é possível projetar uma única programação principal para que o aplicativo rode em celulares com sistemas distintos.

É naturalmente, uma grande vantagem (no que diz respeito a custos) em relação ao desenvolvimento de aplicativos nativos, onde se têm um projeto muito especializado para cada plataforma, necessitando programações individuais. Como por exemplo linguagem swift, utilizada no desenvolvimento de aplicação para IOS / Apple, dessa forma uma aplicação realizada em swift não opera em celulares com sistema Android.

Comparado com Java ou Swift, o JavaScript, linguagem que é utilizada no IONIC, conhecida pela maioria dos desenvolvedores.

2. Fácil para iniciantes

Se você já desenvolveu com JavaScript, você sabe que o desenvolvimento tende a sem bem rápido e fácil.

O IONIC utiliza linguagem Javascript, além de poder contar com o HTML e outras linguagens.

Ao contrário de Swift ou Java, não necessita de um construtor de interface especial dentro da IDE, com isso realizar os primeiros elementos e dar os primeiros passos de desenvolvimento é fácil.

Depois de instalar o Ionic, você inicia um novo projeto baseado em um dos modelos iniciais iônicos e pode visualizar diretamente seu “aplicativo” dentro do seu navegador.

3. Componentes predefinidos

O Ionic vem com estilo predefinido para diferentes componentes, de modo que os elementos que você pode usar vão parecer como nativos de outros sistemas como Android e IOS.

Já possuir esses recursos predefinidos ajuda no desenvolvimento de um protótipo mais completo.

4. Linha de comando simples

O Ionic vem com uma interface de linha de comando muito útil e de fácil utilização.

Sempre que você precisar criar um novo projeto, criar pastas, compilar seu projeto para projetos nativos ou fazer outra alteração no seu projeto, você poderá realiza-lo pela CLI – linha de comando.

5. Redução nos custos do desenvolvimento do projeto do aplicativo

Este é um argumento muito comum no debate sobre a utilização de frameworks híbridos.

Em comparação com o desenvolvimento de 2 aplicativos separados para iOS e Android, sendo desenvolvidos, 2 repositórios, 2 resoluções de bugs e testes, ao utilizar um sistema híbrido como o IONIC é possível economizar tempo e problemas no desenvolvimento, sendo possível realizar todas as alterações em um único sistema, no mesmo código e na mesma linguagem.

Com a utilização do sistema híbrido é possível analisar uma melhora em torno de 20 a 30% no tempo de desenvolvimento e implementação do aplicativo multi-plataforma.