Como preparar suas campanhas de Google Ads para o período da Black Friday?

Google Ads Black friday
A Black Friday, marcada pelo início das compras de natal é um evento famoso por seus descontos e sua ampla concorrência no comércio. A popularidade adquirida por essa sexta feira fez com que, com o passar do tempo, fosse criada, por exemplo, a Cyber Monday. Portanto, se você pretende inserir sua marca dentro desse período de descontos é necessário planejar suas ações e campanhas, como por exemplo a de Google Ads.

Pensando nesse evento e na quantidade de oportunidades geradas por ele, elaboramos esse artigo com as melhores práticas para a criação de uma campanha de Google Ads. Desse modo, se você pretende aumentar sua visibilidade e, consequentemente, suas conversões dentro desse período, continue lendo esse artigo.

Aqui mostraremos como adaptar todos os detalhes e configurações, como ajustes de lances, orçamentos e públicos. Fique atento a todas as nossas dicas para você criar uma campanha de sucesso.

Defina seu orçamento

Por se tratar de uma ação sazonal, isto é, tem um período de duração com objetivos característicos, o primeiro passo para uma campanha de sucesso é alocar com bastante antecedência a sua verba de marketing ao período da “Black Friday”. Como a competição é grande, nosso propósito é mostrar a você como sua marca conseguirá obter uma posição de destaque, mesmo com a concorrência de grandes players de mercado.

Com a aceitação da maioria dos consumidores, boa parte das marcas aumentam sua presença com campanhas mais agressivas no Google e, em vista disso, o CPC por palavra chave tende a aumentar. Então como definir um orçamento competitivo sem comprometer o lucro? Com base no comportamento dos clientes, mostraremos, a seguir, algumas dicas para você conciliar o seu orçamento com este período de exposição de grandes marcas.

orçamento google ads

Nos últimos anos, o sucesso da Black Friday fez com que clientes repensassem a forma como iriam realizar suas compras no período do fim de ano. Ou seja, os consumidores resistem gastar no período que antecede a black Friday, entretanto, uma vez que observam descontos atraentes antecipam as compras de natal. Logo, se não há a possibilidade de aumentar significativamente os seus gastos com publicidade durante essas datas, sugerimos a reordenação do orçamento dos meses, a fim acumular para o período de promoção.

Estabeleça os melhores horários

Escolher os melhores intervalos, analisando quais convertem mais é uma atividade contínua e que gera resultados em campanhas de Google Ads. Acompanhar constantemente as atividades dos usuários em determinados horários proporcionará melhorias no ROI, impedindo que parte do orçamento seja gasto em vão. Durante a preparação para a Black Friday, além de ter os picos de audiência observados, você deverá levar em conta o comportamento dos consumidores na campanha do ano anterior, esta pode ser uma excelente base para evitar desperdícios de orçamento.

Ajuste os lances por dispositivo

Seguindo a mesma linha de raciocínio dos ajustes de horário, os hábitos e perfis dos seus consumidores podem definir se vale realmente a pena investir em dispositivos móveis, por exemplo. Com a evolução dos smartphones o usuário sente-se cada vez mais a vontade em realizar compras em dispositivos móveis. Além da segurança, os celulares trazem a facilidade de utilizá-lo em qualquer ambiente.  Mas pode ser preciso re-impactar o mesmo usuário várias vezes até que ele realmente finalize a compra.

Portanto, uma análise superficial pode indicar que o dispositivo móvel não vale a pena, mas quando se analisa toda a curva de interação entre o anúncio e o “clique matador”, aquele que realmente gerou a venda, você pode ter algumas surpresas.

Analise cuidadosamente o relatório de atribuição.

Os Relatórios de atribuição em dispositivos diferentes informam não apenas quando os clientes interagem com vários anúncios antes de realizar uma conversão, mas também quando eles fazem isso em vários dispositivos. Isso fornece insights valiosos sobre como os clientes usam dispositivos diferentes no seu caminho até a conversão.

https://support.google.com/google-ads/answer/6359141?hl=pt-BR

Você deve levar em contas esses dados em qualquer situação, mas na Black Friday esse diagnóstico tem de ser ampliado. Como se trata de um período com uma concentração de vendas, considere que os estoques podem não durar o dia todo. Portanto, propor lances em horários não usuais aos dispositivos móveis pode encorajar o cliente a realizar a compra antes que o produto esgote.

Segmente novos públicos

De acordo com o Think With Google, os compradores dispostos a gastar neste período não possuem um padrão uniforme, podem ter várias ou nenhuma marca em mente. Levando em conta essa estatística, percebe-se que estas datas são excelentes oportunidades para aumentar o alcance do seu negócio, mesmos se sua loja ainda não tem uma marca e presença muito forte. Assim sendo, uma campanha com o público bem segmentado pode trazer novos clientes e mais reconhecimento a sua marca.

As opções de segmentação “In-Market” e “Life Event” podem ser extremamente úteis ao criar novas listas de público alvo. Elas referem-se, respectivamente, aos serviços ou produtos que as pessoas estão buscando ou pesquisas relacionadas a situações pessoais como graduação ou casamento. Dessa forma, ao moldar esses relatórios seu empreendimento resultará em uma campanha mais assertiva.

Faça Remarketing

As ações de remarketing são especialmente eficazes em períodos de campanhas promocionais (não custa nada lembrar o seu cliente de que o desconto imperdível está acabando, certo?). Essa é uma das estratégias mais úteis dentro de todo o ambiente digital, se você ainda não possui listas de remarketing você está perdendo tempo e dinheiro.

Ao utilizá-las durante a Black Friday, os clientes que não converteram poderão ter acesso a sua nova oferta. Porém, para convertê-los é pertinente utilizar um apelo comunicativo em relação ao motivador (preço, frete, etc.) que impediu a compra anteriormente.

Aproveite o melhor das campanhas de Google Ads

Com a consolidação do período de Black Friday na cabeça dos consumidores, a participação de sua empresa nesse “evento” não se resume apenas a gerar engajamento. Os consumidores, principalmente os que já conhecem sua marca esperam uma posição da empresa (conhecida como desconto). Em vista disso, por menor que seja o seu orçamento, a criação de uma campanha promocional é indispensável.

Assim como a maioria das ações em marketing digital, o diagnóstico da campanha de Google Ads é essencial. As métricas fornecem as informações necessárias para ajustes de lance, de tempo, além da criação das listas de remarketing adequadas.  Se você não possui um sistema de mídia programática sofisticado, vale a pena considerar as dicas acima para fidelizar novos clientes em promoções futuras.