Busca orgânica, Links Patrocinados, Redes Sociais, o que vale mais a pena?

Google orgânico, Google Ads, Facebook, o que vale mais a pena

Quais canais de marketing digital têm maior ROI?

Todo negócio busca trazer a maior rentabilidade para seus investimentos, e no mercado digital, há diversos canais disponíveis para dar maior visibilidade para sua empresa, links patrocinados, redes sociais, sites de buscas, e-mail marketing, etc…

Buscando entender qual é o canal de marketing digital que traz o maior retorno, o Search Engine Journal realizou uma pesquisa com sua audiência no Twitter perguntando qual é o canal de marketing digital que traz maior retorno para seus negócios.

Eles utilizaram 4 canais de marketing online para essa pesquisa, a busca orgânica, que visam a otimização dos sites para os mecanismos de buscas (SEO), links patrocinados que são anúncios pelas plataformas como Google, Bing e Yahoo! Ads, Mídias Sociais como por exemplo as redes sociais do Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e por fim o marketing por e-mail.

Se você está considerando investir em canais de marketing digital, confira o resultado dessa pesquisa.

Qual canal de marketing digital tem maior retorno para seu site?

A pesquisa realizada no Twitter da SEJ obteve 388 votos e os resultados foram os seguintes:

  • Com 49% dos votos, o canal que trouxe maior retornos para seus usuários foi a busca orgânica.
  • Os links patrocinados tiveram 19% dos votos, ficando em segundo lugar, abaixo do orgânico.
  • O terceiro lugar ficou para as mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) com 18% dos votos.
  • O marketing por e-mail foi o canal menos respondido com 14% dos votos.

Gráfico pesquisa

Vale ressaltar que os resultados variam da particularidade de cada negócio, ao analisar qual canal investir, há uma série de fatores que devem ser levados em conta, propósito da publicidade, público, modelo de negócio etc. E portanto, apesar do orgânico apresentar o melhor resultado para maioria dos usuários o ideal é realizar uma análise do setor e verificar qual canal focar para seus objetivos.  Vale a pena também considerar a diversificação dos canais, para não depender de apenas uma fonte de tráfego.