Como fazer análise ROI pelo Google Analytics?

como fazer analise ROI pelo Analytics

É possível fazer uma análise de ROI no Google Analytics usando o relatório de Análise de ROI e o relatório de Análise de Custo.

A sigla ROI é, na verdade, um termo usado para “Return over Investment”, que em português seria algo como “Retorno sobre Investimento”.

Através desses dois relatórios, é possível calcular o ROAS (Return Over Advertising Spend), que é o indicador do retorno sobre gasto com anúncios.

Então, apesar do Google Analytics te dizer que está fazendo um relatório de ROI, ele na verdade está analisando e reportando o seu ROAS.

Requerimentos para fazer análise de ROI no Google Analytics

Existem 4 requerimentos padrão para fazer corretamente a anális de ROI no Google Analytics.

  1. Configuração de Rastreio de Comércio Eletrônico
  2. Configuração de Metas de Conversão
  3. Dados de custo disponíveis nos seus relatórios do Google Analytics.
  4. Pelo menos 60 dias de dados no Google Analytics que inclui dados de e-commerce, metas, conversões, dados de custo e uso de dados do website.

Se você não puder cumprir tais requerimentos, é bem capaz do relatório não ser muito confiável. De qualquer forma, sem os dados de custo, o Google Analytics são estará apto a calcular o ROAS.

Importar os dados é crucial. Para importar os dados, é necessário que você faça duas coisas.

A primeira: conecte o seu Google Analytics ao seu Google Ads. Com as duas contas estando conectadas, você automaticamente vai começar a receber dados de custo do Google Ads.

A segunda: importe dados de custo de todas as campanhas de marketing pagas que não tenham sido feitas pelo Google (Admin > Propriedade > Importar Dados).

Importação de Dados

Importação de Dados Concluída

Vinculando o Analytics com Google Ads

Antes de mostrarmos como fazer o relatório no Google Analytics, é necessário vincular as duas contas para que os dados sejam mostrados na plataforma do Analytics. Siga as instruções abaixo:

  1. Na sua conta do Analytics, vá para configurações
  2. Na aba de Administrador, em propriedades, procure pela vinculação do Google Ads
  3. Clique em + novo grupo de contas vinculadas
  4. Selecione a conta do Google Ads que você deseja vincular e clique em continuar;
  5. Ative para todos os dados do website
  6. Clique em Vincular Contas
  7. Concluir

Como o Google calcula o ROAS?

O Google Analytics analisa o ROI via o ROAS e o último é calculado da seguinte maneira: Valor de conversão/Investimento feito.

Por exemplo, se você gastou 100 reais no Google Ads no mês passado e teve um retorno de 1000 reais, o Google divide 1000/100 para ver qual é o tamanho do seu retorno.

No caso, 10 vezes maior que o investido, dando um resultado de 1000% (O resultado de 100% indicaria que o resultado foi igual ao investido).

Neste caso, a conclusão lógica é que seu investimento neste canal é extremamente válido. Usando esta análise, você sabe exatamente de quanto é o seu retorno e sabe onde você pode investir seu dinheiro com mais segurança.

O Relatório de Análise de Custo

É pelo relatório de Análise de Custo do Google Analytics que você pode determinar seu CPC (Custo por Clique) e o ROAS de todos os canais de Marketing dos quais você tenha importado os dados de custo.

Para ver a análise de custo, basta navegar até Aquisição > Campanhas > Análise de Custos no seu Google Analytics.

Relatório de análise de custos

O lado ruim do Relatório de Análise de Custo é que o os dados do ROAS são calculados usando apenas um modelo de atribuição: “Último Clique Não Direto”. Portanto, caso você queira utilizar outro modelo de atribuição então você deverá utilizar o Relatório de Análise de ROI.

O Relatório de Análise de ROI

Através deste relatório, você pode determinar o CPA (Custo por Aquisição) e o ROAS para cada canal de marketing sob diferentes modelos de atribuição.

  • Última Interação
  • Último Clique Não-Direto
  • Último clique em anúncios do Ads
  • Primeira Interação e vários outros.

De forma similar, você também pode determinar os ROAS de mesmo tipo e outros.

Para acessar o relatório de Análise de ROI, você deve ir em Conversões > Atribuição > Análise de ROI na visualização Premium do seu Google Analytics.

Tenha como base seus objetivos

Qual é o propósito do seu site?

Partindo do princípio de que você já tem um site, o que você quer dele?

Você pode estar tentando vender produtos ou talvez você queira divulgar uma marca.

Por exemplo, no caso de divulgação, talvez você queira que os visitantes passem o e-mail deles para você enviar um e-book e, mais a frente, outros e-mails que o ajudem com seu objetivo.

Seja lá qual for o seu objetivo, é quando este é atingido que nós temos uma “conversão”.

Estimando o custo

Quanto você está disposto para conseguir a conversão? A questão aqui é que é uma questão complicada.

O motivo por trás disso é o fato de isso mudar bastante de empresa pra empresa. Além disso, muda bastante de caso a caso.

Você tem que calcular o quanto você está disposto para atingir seu objetivo. Quando vale a pena pagar por número de telefone, por e-mail ou para conseguir fazer uma venda?

Determinando uma meta no Google Analytics

Quando um visitante realiza a atividade determinada como a meta, o Google Analytics registra tal ato como uma conversão bem-sucedida. As metas:

  • Destino: quando um local em específico do seu site é carregado
  • Duração: quando um visitante passa um tempo determinado em seu site
  • Páginas: um usuário visualiza um determinado número de páginas/telas
  • Evento: quando um vídeo em específico é reproduzido, um formulário é preenchido, ou até quando clicam em um anúncio

Conversion Rate Optimization

CRO é uma sigla também em inglês que significa “Coversion Rate Optimization”(Otimização da Taxa de Conversão).

Ou seja, de forma simples, o uso do CRO traz a melhoria de uma página ou do site por inteiro, fazendo assim com que este acabe por aumentar sua taxa de conversão com base na mesma quantidade de acessos.

Se pergunte quanto você ganha. Agora olhe para a sua conversão e imagine se você conseguir aumentar ela em 10%, qual será o tamanho do seu lucro? E em 25%?

É aí que nós aliamos o CRO ao ROI e começamos a otimização.

As vantagens são óbvias, mas o processo é árduo. Chegar à raiz do que leva usuários a se transformarem em consumidores pode variar drasticamente de caso a caso.

De qualquer forma, existem algumas dicas que podem ajudar diretamente a sua conversão.

A importância de tudo isso

Calcular o ROI permite que você entenda seus visitantes e clientes.

Entendendo seus comportamentos de compra, você sabe que passo tomar em prol de uma otimização de conversão.

Ao identificar os produtos e serviços que geram mais lucro, você consegue saber ainda melhor a direção que deve tomar em seu negócio.

Se seu objetivo é ser um bom profissional de Marketing Digital ou não, não deixe nunca de avaliar o ROI de todas as suas campanhas, comparar com o ROI durante o fluxo padrão de seu site e sempre traçar planos de CRO.

Como profissional, seja para você mesmo ou como consultor, é de seu interesse tirar o máximo possível dos indicadores e transformá-los em resultados positivos da forma mais eficiente possível.