Dicas de marketing digital e vendas para pequenas empresas

É fato que boa parte dos negócios de empresas varejistas e atacadistas atualmente são tratados pela web. As vendas online estão cada vez mais comuns, e parte na frente quem consegue adotar boas práticas marketing digital. E o que pequenas empresas precisam fazer para se enquadrar nesse cenário? Acompanhe as 6 dicas de marketing digital que selecionamos para você.

Dicas de Marketing Digital

O marketing digital reúne ações que uma empresa desenvolvera no ambiente virtual para ampliar seus negócios, aproximar seus clientes e fortalecer sua marca. De maneira mais simples é usar a internet para promover vendas e conhecer melhor seus clientes.

Esse modal para pequenas empresas é mais que viável, principalmente pelo baixo custo de investimento, e das várias possibilidades que pode alcançar com uma eficiente estratégia de marketing digital.

Dicas de marketing digital: como impulsionar vendas

1 – A primeira coisa é ter um site no ar. Porém, não é apenas colocar uma página na rede e pronto. Precisará aplicar todas as técnicas necessárias para tornar seu site responsivo. Seu endereço eletrônico deve estar devidamente configurado, layouts específicos para que o cliente consiga acessá-lo via smartphone ou tablet. São detalhes que fazem muita diferença, não só ao consumidor, mas também, aos sites buscadores.

São esses sites buscadores (Google, Yahoo, Bing, etc.) que farão seu site promissor. E somente se adequando a eles que conseguirá espaço nesse ambiente. O trabalho de dar visibilidade aos sites nos mecanismos de buscas é uma prática comum utilizada pelos profissionais de SEO.

2 – Agregar valor a seu conteúdo. Além de uma boa apresentação sua empresa precisará de um site que leve bom conteúdo aos clientes. O formato de vendas pensado pelo marketing digital vai além do que estamos habituados. O cliente vai em busca do produto ou serviço, porém, precisa entender coisas relacionadas. É aí que entra a produção de conteúdo. É bem comum os textos institucionais que explicam o funcionamento do serviço ou produto, e blogs que vincularam temas relevantes ao público da empresa.

3 – Associe tecnologias de gestão. Empresas que realizam vendas online enfrentam problemas que parecem ser simples, mas que provocam dor de cabeça e prejuízo. Imagine que a atualização das mercadorias disponíveis de seu site não é simultânea, e acaba vendendo produtos que não constam mais no estoque. Certamente não agradará os clientes. Por isso, vale contar com programas como ERP, por exemplo, que vincularão os dados reais de estoque e financeiro, com a informação mostrada no site.

Com programas assim, conseguirá mais do que controlar estoque, passará a ter uma gestão financeira mais dinâmica, e conseguirá gerir suas vendas de forma mais organizada.

4 – Faça um bom trabalho nas mídias sociais. Escolher a métrica certa para trabalhar seus posts nas redes sociais é uma das melhores estratégias de marketing digital para impulsionar vendas. Criar conteúdos que agradem e vá capte novos clientes é uma das vantagens dessas redes sociais. Também, poderá ficar de olho nas tendências das pessoas que compõem sua rede.

5 – Utilizar e-mail marketing. Continua sendo uma boa forma de se aproximar aos clientes, e fazer com que eles retornem ao site e realizem compra. Existem estratégias certas para não tornar o e-mail marketing grosseiro ou chato. Uma boa assessoria de marketing digital irá mostrar os melhores caminhos dessa ferramenta.

6 – Patrocinar anúncios em redes sociais. É outra forma interessante de se mostrar ao grande público, e atraí-lo. Mas, aposte em conteúdos que tenham a ver com sua marca, nada de ir atrás de ideias que não contextualizam com seu segmento no mercado. O Facebook Ads tem se tornado uma ferramenta muito utilizado por pequenas empresas para promover seus negócios, pois possui uma plataforma diferenciada que permite segmentar seu público de acordo com suas preferências pessoais.

Pesquisa é fundamental para aumentar suas vendas

Uma das lições de marketing digital é que precisará bastante de pesquisas de mercado. Saber o que seu cliente deseja é hoje uma das coisas mais importantes do negócio. Oferecer produtos ou serviços que saciem essa vontade é o grande desafio, que sem essa orientação de dados não conseguirá.

Para ter essas informações vale investir numa consultoria de marketing digital. Profissionais que estejam atentos a essas mudanças de mercado, serão ótimos aliados para melhorar seus resultados além de oferecer dicas de marketing digital valiosas.

Porém, não adianta partir para esse tipo de investimento, sem antes controlar todos os processos internos de sua empresa. Para evitar aquele exemplo que citamos acima do problema com o estoque x site. Portanto, seu sucesso de vendas dependerá do total controle de seus procedimentos internos. Implantar um sistema de gestão empresarial junto as estratégias de marketing, são as principais formas de alavancar suas vendas.

Confira mais dicas de marketing digital no nosso post sobre links patrocinados.