O que é SKAGs e como ele pode diminuir o CPC da sua campanha?

Fizemos esse artigo para explicar um assunto avançado que pode fazer toda a diferença na hora de montar sua estratégia de marketing digital. Em nosso artigo vamos falar dos SKAGs e como eles podem influenciar de forma positiva a sua campanha de links patrocinados.

SKAGs target

O que é o CPC

O CPC nada mais é que a sigla de Custo por Clique. É comum que empresas de propagandas digitais, como o Google Adwords usem esse tipo de precificação. No momento de criar uma campanha em qualquer veículo de publicidade digital, eles costumam te avisar o preço que cada clique de um possível cliente vai custar.

Essa precificação facilita muito na hora de montar uma estratégia de marketing digital porque você tem uma ideia exata de quanto cada clique vai te custar, possibilitando que você faça cálculos usando variáveis como lucro médio por clique.

O que são os SKAGs (Single Keyword Ad Group)

O SKAGs nada mais é que a sigla em inglês para “Grupo de anúncio com apenas uma palavra-chave’ (Single Keyword Ad Group).

Basicamente, você cria um grupo de anúncios na sua campanha com apenas uma palavra chave e suas variações. Mas por quê criar um grupo de anúncios tão restrito? Ao criar esse anúncios específico, você faz um anúncio focado para esse tipo de pesquisa, gerando um CTR (clique por impressões ou Click-Through Rate) maior,  o Índice de Qualidade da palavra-chave também aumenta e o CPC e o custo diminuem.

Utilizando SKAGs

Vamos então dar um exemplo prático de como você pode usar SKAGs na sua campanha de Adwords para tornar ela muito mais eficiente e aumentar os resultados.

Vamos usar como exemplo uma empresa que vende remédios manipulados. A palavra-chave “farmácia de manipulação” tem uma procura muito alta e tem uma concorrência razoável.
Pesquisa de palavra-chave farmacia de manipulação

Aí que os SKAGs entram em jogo, filtramos o escopo do grupo de anúncios para pesquisas de uma palavra-chave específica. Seus anúncios vão ser ativados apenas com a palavra-chave “farmácia de manipulação”.

Exemplo de Anúncio SKAG

Convenhamos, se a pessoa digita “farmácia de manipulação” no Google, é muito mais provável que um anúncio com “farmácia de manipulação” no conteúdo chame mais atenção do que um de “farmácia artesanal”.

São esses pequenos detalhes de otimização que fazem qualquer campanha de marketing digital render muito mais.

Usar apenas uma palavra-chave que seja específica para o seu objetivo aumenta o número de visitas, taxa de conversão e diminui o custo geral.

Como fazer uma campanha com SKAGs

Continuando o exemplo de “farmácia de manipulação” vamos te mostrar como configurar uma campanha vencedora utilizando SKAGs.

No grupo de anúncios utilizaremos apenas palavras de correspondência exata, de frase e ampla modificada:

[farmácia de manipulação]

“farmácia de manipulação”

+farmácia +de +manipulação

Além disso, seu anúncio vai focar exatamente na palavra-chave do SKAGs:

Exemplo de Anúncio SKAG

Você pode usar as “palavras-chaves negativas” para filtrar ainda mais o seu público. Evitando por exemplo, pesquisas que por histórico não geram conversão ou nome de concorrentes, que podem abaixar o CTR e gastar o seu saldo.

Na hora de criar os anúncios também é uma boa ideia seguir alguns padrões para melhorar os resultados:

  • Mantenha a palavra-chave no título do anúncio e também na URL
  • Adicione uma boa call-to-action para aumentar a taxa de clique do seu anúncio. (Confira nossas promoções…, Acesse…)

As vantagens de utilizar SKAGs

A vantagens ligadas com os SKAGs são tantas que fizemos até uma mesmo uma lista que vai comprovar de uma vez por todas porque você deve usar apenas uma palavra-chave.

Maior número de cliques

Quando você está oferecendo algo que responde exatamente a palavra-chave que a pessoa está procurando, em vez de algo parecido, a quantidade de cliques também aumenta.

Você vai ter a certeza de que está oferecendo algo que é do interesse de quem procura e que ela vai clicar e ler ou fazer a ação que procura.

Maior índice de qualidade

Quanto maior for o índice de qualidade, mais barato cada clique custa, maior o número de impressões e compartilhamentos.

Como a técnica dos SKAGs ajuda com todas essas variáveis, é possível aumentar o índice de qualidade de suas campanhas.

Maior taxa de conversão

Mais pessoas acessando exatamente o que procuram significa mais visitas e também uma taxa de conversão maior para o seu site.

Menos dinheiro jogado fora

Toda vez que alguém clica no seu site utilizando uma palavra-chave que não é do seu interesse isso é dinheiro jogado fora.

Se alguém quer fazer um terno ou um curso sobre como fazer ternos e clica no site da sua loja, você paga pelo clique apesar daquela visita não te interessar.

As palavras-chaves certas trazem os visitantes certos e evitam desperdício.

Campanha mais lucrativas

Pense bem: se você oferece bem o que o cliente quer, paga menos por causa do índice de qualidade grande dos anúncios, fica na frente dos seus competidores, já sabe o que isso significa não é?

Isso mesmo, os SKAGs por terem essas vantagens acabam sendo muito mais lucrativas do que as que usam várias palavras-chaves. Seus custos diminuem, suas visitas e conversões aumentam.

O que é o índice de qualidade?

Como aumentar o índice de qualidade é uma das principais vantagens de um SKAGs vamos falar um pouco mais dele e porque ele é tão importante para quem procura criar anúncios que gerem resultados.

O seu índice de qualidade depende de vários fatores, sendo os principais:

  • A quantidade de cliques por impressão
  • A relevância da palavra-chave escolhida
  • A qualidade da página que está sendo veiculada no anúncio
  • A relevância do texto do seu anúncio
  • O histórico da sua conta AdWords e a performance geral dela

O Google não abre totalmente o peso que cada fator tem para que o índice de qualidade da sua campanha aumente, nem todos os fatores que estão relacionados com o índice.

Por isso, tudo que você pode fazer é apenas focar em melhorar esses fatores mas sem saber exatamente o quanto eles vão impactar no índice de qualidade.

De forma geral o índice de qualidade vai aumentar o ranking dos seus anúncios ao mesmo tempo que o custo relacionado com as suas campanhas vai diminuir.

A baixa de custo ocorre porque, como tratamos antes, o custo por clique diminui, seus anúncios tem prioridade sobre os da concorrência e a tendência é que a taxa de conversão aumente.

Palavra final sobre SKAGs

SKAG Farmácia de Manipulação

Como você pode ver uma campanha de Adwords que utiliza a técnica de SKAGs acaba sendo extremamente eficiente e pode ajudar muito sua empresa a atingir resultados mais positivos para você ou seus clientes.

Apesar de gastar um pouco mais de tempo para implementar e criar, as campanhas acabam sendo mais assertivas e a longo-prazo os resultados ligados com o índice de qualidade e maior taxa de conversão apenas aumentam.

Essa é a técnica principal para diminuir o custo do seu CPC, aparecer na frente dos competidores, trazer os clientes que você precisa, aumentar suas taxas de conversão e muito mais.

Graças ao nosso artigo agora você sabe a melhor forma para utilizar eles e como fazer sua estratégia online seja ganhadora e uma verdadeira geradora de resultados!