10 passos para quem quer trabalhar como freelancer

Um freelancer é alguém que trabalha com base em um contrato ou um projeto, não como um funcionário permanente de uma empresa. 

Atuar como freelancer pode ser uma escolha muito boa para pessoas que preferem trabalhar com clientes diferentes e querem um horário flexível.

Neste artigo, discutimos qual é o papel de um freelancer, quais são os benefícios e os 10 passos principais para se tornar um freelancer de sucesso.

Freelancer X funcionário CLT

Os freelancers trabalham por projeto, hora ou dia, em vez de atuar para um único empregador. Podem celebrar contratos com empresas ou prestar os seus serviços a particulares, através de plataformas online como a Rotamáxima Partners. Independentemente do tipo de cliente com quem trabalham, os freelancers normalmente não têm um compromisso de longo prazo com nenhum empregador específico.

Diferentemente dos funcionários, os freelancers devem prospectar seus clientes, gerenciar seus próprios projetos, definir suas horas de trabalho, cobrar seus clientes e pagar impostos de trabalho autônomo. 

Como freelancer você pode trabalhar com uma ampla variedade de setores, desde redação, design gráfico, desenvolvimento de sistemas, sites, marketing, contabilidade, gerenciamento de projetos, ensino, etc. 

Benefícios de ser freelancer

Ser um freelancer pode trazer várias vantagens, tais como:

  • Aumento de renda: 

Como você pode negociar seu valor por contrato, é possível obter um aumento de renda mais rapidamente do que quando se é um funcionário. Você que está buscando uma renda extra também pode realizar trabalhos de freelancer enquanto ainda tem um emprego CLT. 

  • Baixa barreira de entrada: 

Você pode começar como freelancer com baixo custo inicial, assumindo que já possui o equipamento e as habilidades necessárias para o campo escolhido. 

  • Maior sensação de independência: 

O freelancer geralmente possui maior controle sobre sua carga de trabalho, em oposição a um funcionário em período integral. Você pode decidir quais projetos aceitar, os clientes com os quais deseja trabalhar e quanto deseja receber.

  • Horário mais flexível: 

Você pode decidir onde e quando trabalhar em seus projetos. Muitas vezes, você tem a oportunidade de trabalhar em seu home office e definir seu horário. Desde que cumpra os seus prazos, pode organizar a sua agenda de acordo com as suas preferências.

Como trabalhar como freelancer

Aqui estão 10 passos que você pode seguir para se tornar um freelancer de sucesso:

1. Defina o seu “porquê”

Todo freelancer de sucesso precisa começar definindo seu objetivo final. Tire algum tempo para se perguntar por que você quer se tornar um freelancer. Seja para alcançar um estilo de vida específico ou ganhar uma renda extra, seu “porquê” é o que o manterá ativo quando os tempos forem desafiadores.

2. Reúna o que você precisa para começar

Verifique em seu município ou cidade se você precisa preencher qualquer papelada ou obter quaisquer licenças ou autorizações para trabalhar de forma independente no campo escolhido. 

Você precisará de um plano de negócios que descreva seus serviços, público-alvo e estratégia de marketing, veja aqui um artigo do SEBRAE  que fala mais sobre isso (clique aqui). Com o plano de negócios, você pode partir para a criação da comunicação visual da marca, site e papelaria. 

3. Encontre um nicho lucrativo

Muitos freelancers começam a oferecer serviços de capacidades que adquiriram em empregos anteriores. É uma maneira rápida de começar o seu negócio. Para torná-lo mais lucrativo, você pode procurar um nicho dentro do seu campo. Existem muitos sites onde freelancers oferecem seus serviços a custos competitivos. Escolha uma área que lhe interesse e tente se tornar o melhor nesse nicho.

4. Dê a si mesmo prazos

Defina um prazo para cada uma de suas metas. Por exemplo, definir uma data para selecionar seu nicho, encontrar seu primeiro cliente e sair do emprego (se essa for sua intenção). Em geral, como os freelancers precisam criar e cumprir suas agendas sem qualquer supervisão, estabelecer prazos rígidos pode ajudá-lo a cumprir suas responsabilidades com mais eficiência.

5. Encontre trabalho

A Rotamáxima Partners oferece uma maneira conveniente de procurar trabalhos freelancer online. Cadastre-se gratuitamente em https://partners.rotamaxima.com

6. Defina sua meta de renda

Embora possa levar algum tempo para alcançar uma renda constante superior a um CLT, ainda é importante definir uma meta financeira. Você pode abordar essa meta calculando três valores diferentes:

  • Necessidades básicas: Esta é a quantia mínima de dinheiro que você precisa ganhar para pagar o básico, como alimentação, aluguel e outras necessidades.
  • Lazer e hobbies: Este é o valor que você precisa para cobrir as atividades que gosta de fazer fora do trabalho, como recreação, entretenimento e hobbies.
  • Futuro: Este valor é referente aos sonhos que deseja realizar como dinheiro para férias, compras e projetos futuros. 

Este exercício pode ajudá-lo a descobrir quanto de renda você precisa para cobrir suas despesas e definir metas. 

7. Mantenha suas despesas enxutas

Como freelancer, você terá despesas comerciais que não teria como funcionário. Por exemplo, seu laptop, smartphone, conexão com a Internet e quaisquer serviços comerciais pelos quais você paga são considerados despesas. Suponha que você trabalhe em um home office dedicado. Nesse caso, você também pode contar uma parte de seus custos de serviços domésticos e moradia como despesas comerciais.

Pode ajudar se você fizer uma lista de despesas já existentes para ver quais são necessárias para sua atividade freelance. À medida que seu negócio cresce, você provavelmente investirá mais e aumentará seus custos. No começo, mantenha seus custos baixos e certifique-se de manter o foco no nível de receita que precisa atingir para cumprir as obrigações financeiras básicas.

8. Construa sua rede

Depois de começar a trabalhar como freelancer, entre em contato com as pessoas que você conhece para falar sobre seu novo negócio. Não se esqueça de mencionar que você está pronto para começar imediatamente e incentivá-los a encaminhar suas informações de contato para qualquer pessoa que precise de seus serviços. Ao fazer isso, você se apresenta como o profissional ideal e começa a expandir sua rede.

9. Trabalhe em sua marca

Como freelancer, reserve um tempo para polir sua imagem e divulgar sua marca em diferentes plataformas. Seu objetivo é ser fácil de encontrar e lembrar por meio do uso de uma poderosa marca digital.

Além de criar um perfil de mídia social, considere passar algum tempo em fóruns dedicados ao seu setor. Fazer e responder perguntas pode ser uma excelente maneira de atrair o interesse das pessoas pela sua atividade. Esta é uma abordagem muito direcionada onde você pode alcançar clientes em potencial que já estão em sites relacionados ao seu tipo de trabalho. 

10. Encontre um mentor

Encontrar um profissional experiente que possa aconselhá-lo à medida que você desenvolve sua carreira de freelancer pode ser extremamente útil. Você pode abordar mentores em potencial com seu plano de negócios, site e estratégia de marketing para mostrar a eles que você leva a sério sua determinação de ter sucesso.
Esses são os principais passos para seguir na sua nova carreira de freelancer. E aí?  Tem alguma dica que queira compartilhar conosco ?   Então comenta em nosso e-mail [email protected]. Até a próxima !