Marketing: Descubra com essas 5 dicas como vencer o bloqueio criativo

Buscando estratégias para continuar inovando no marketing da sua empresa? Conheça as melhores estratégias para estimular a sua criatividade.

O que fazer quando aquela grande ideia para uma ação estratégica não surge? Não existe fórmula mágica para lidar com a criatividade, mas algumas atitudes podem revolucionar a maneira como lidamos com esses momentos de frustração.

Constância e inovação são essenciais para quem trabalha com marketing, mas isso pede criatividade e esses momentos podem ser desafiadores.

Há quem pense que a criatividade só é necessária para artistas, mas ela está presente na nossa vida desde que nascemos, Ela  é útil em cada resolução de problemas que enfrentamos e nos auxilia até em momentos simples como escolher o que comer no café da manhã.

Se você trabalha com marketing, ou produção de conteúdo de forma geral, é importante desenvolver a criatividade para se manter relevante no mercado. 

Porém, momentos de bloqueio criativo em que as ideias parecem sumir são muito comuns e acontecem com mais frequência do que as pessoas imaginam. Por isso, não fique desesperado caso isso aconteça com você, existem muitas maneiras de reverter situações como essa.

Pensando nisso, reunimos aqui as melhores dicas para você superar o vazio do bloqueio criativo e criar coisas incríveis. Pegue o seu cafezinho e aproveite a leitura!

1. Tenha momentos ociosos

É exatamente isso que você leu. Os momentos de “não fazer nada” são fundamentais para a criatividade. Domenico De Masi, autor do livro “O Ócio Criativo” acredita que o ser humano não deveria viver apenas para o trabalho, mas também para os amigos, para o amor, para o lazer e para aprender.

De acordo com a obra, é preciso tirar um tempo livre da produção de ideias, dessa forma, as pessoas também tendem a ser mais felizes e naturalmente criativas, o que torna fundamental esses momentos em que a mente não está sendo altamente estimulada.

Na prática, o ócio criativo consiste em saber separar os momentos de lazer e de trabalho. Não é fácil ser criativo passando todo o seu dia dentro de um escritório, quando se tem momentos de felicidade é que surge a criatividade.

Para potencializar a sua mente, tire um tempo de descanso para relaxar e organizar os aprendizados e pensamentos.

Capa do livro "O Ócio Criativo"

2. Faça um brainstorming

Para Alberto Dell’Isola, autor do livro “Mentes Brilhantes“, o brainstorming é uma ótima estratégia para impulsionar a criatividade. O termo brainstorm é conhecido como tempestade de ideias, nesse processo nenhuma ideia é descartada. É importante não julgar ou tratar nada dito pelos outros como absurdo. 

Apenas depois que todas as ideias são colocadas na mesa é que se passa a selecionar quais são aplicáveis e quais podem ser descartadas ou até mesmo adaptadas.

Essa técnica simples pode ser usada em diversos momentos, seja durante um bloqueio criativo para a produção de uma campanha, resolução de um problema, gestão de projetos ou desenvolvimento de novos produtos.

“A criatividade é um potencial desenvolvido pelo ser humano, como um trabalho intelectual de criação de coisas novas”

Capa do livro “Mentes Brilhantes”

3. Aplique os 3 I’s: Indagação, Improvisação e Intuição

Para a autora do livro “The Creativity Leap”, Natalie Nixon, o segredo para ter ideias inovadoras é saber integrar a disciplina com a contemplação no dia a dia. Ela acredita que a criatividade é uma competência humana, não um dom.

Ela explica que muitas pessoas têm dificuldades em ser criativas porque não existe um passo a passo para isso, então ela sugere o uso dos 3 I ‘s.

  • Indagação: Desencadeia o “salto criativo” pois desperta a curiosidade;
  • Improvisação: Recombinar, transformar as circunstâncias em algo novo a partir de estruturas já conhecidas;
  • Intuição: Sabedoria inconsciente que assimila e reconhece padrões, te faz sentir um incômodo no estômago sobre dever ou não fazer algo.

Usando essas três estratégias é possível aumentar seu quociente criativo. 

Com a prática dessas ferramentas você evitará o bloqueio criativo e, mesmo que ele aconteça, você sairá dele mais rapidamente e com menos dificuldades.

Capa do livro “The Creativity Leap”

 

4. Transforme a criatividade em exercício

A criatividade é uma habilidade assim como qualquer outra, ela precisa ser praticada e exercitada para que se torne cada vez mais natural. Breno Luiz, autor do livro “O Poder da Criatividade” sugere 4 passos práticos.

Separar um momento na agenda para voltar sua atenção para os trabalhos que exigem criatividade pode ser uma ótima opção. Por exemplo, reserve 1 ou 2 horas do sábado para praticar, mas sem cobrança, combinado?

Desafie-se a criar algo com um tempo determinado. Uma das dicas dada pelo autor do livro é trabalhar seu cérebro para enxergar soluções de forma rápida, coloque o temporizador para 15 minutos e desenvolva um rascunho ou ideia inicial dentro desse prazo.

Outra proposta parecida com a anterior é de colocar uma meta de ter 10 ideias diferentes todos os dias. E, para o momento em que as ideias sumirem, uma boa dica é mudar a perspectiva, sair para uma caminhada pode te trazer muitas inspirações.

Capa do livro “O Poder da Criatividade”

5. Tenha um espaço para se desconectar

Todos os dias temos milhares de distrações a nossa disposição, o nosso cérebro fica sobrecarregado com a quantidade de coisas que passam por ele. Um momento e um espaço para se desconectar podem te ajudar a se manter criativo.

O escritor Austin Kleon, autor de “Siga em Frente“, dá o nome de “estação criativa” para o momento e o espaço reservados para descansar a mente. Não há necessidade de ser um local físico, pode ser o momento em que você organiza sua casa ou lava a louça.

Outro ponto destacado no livro é entender os ciclos da sua criatividade. Assim como uma árvore, o nosso processo criativo tem os momentos de florescimento e aqueles em que as folhas caem para que tudo se renove.

Estabelecer uma rotina criativa também é uma das dicas dadas pelo autor, segundo ele, essa rotina ajudará a superar os dias ruins, tirando os melhores resultados deles.

“Desconecte-se e, em alguns minutos, tudo irá fluir novamente.”

Capa do livro “Siga em Frente”

A inspiração e a criatividade estão dentro de você!

Quando falamos de marketing, muitas vezes trabalhamos com prazos pouco flexíveis, mas se a cobrança é excessiva há grandes chances dos resultados não serem bons. Então reserve sempre uns minutinhos para desacelerar e investir na criatividade.

Passar por um bloqueio criativo pode ser frustrante, mas todas as dicas que listamos ao longo deste artigo podem te ajudar a vencer esse obstáculo, e o principal é lembrar que tudo o que você precisa já existe em você.

Todos somos criativos, não se sinta mal nos momentos em que a inspiração e as novas ideias desaparecerem, tome o seu tempo e tudo ficará bem!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!