O que é e como funciona um sistema de split de pagamentos ?

Split de pagamento é o termo utilizado no mercado, especialmente em marketplaces, para a divisão de um único valor entre diferentes partes. Por exemplo, em um marketplace o cliente compra uma televisão da loja A, e um videogame da loja B. O marketplace deve então separar o valor a ser pago para cada uma das lojas, além de separar sua própria comissão. Tudo isso é feito de forma automática com base nas regras de negócios pré-definidas, dentro de uma única ordem de compra.

Diversos estudos indicam que quanto mais opções de pagamento um comerciante oferecer, maior a probabilidade de ampliar as conversões em vendas, especialmente em ambiente online.

Os sistemas de TI que lidam com transações financeiras processam essas transações como unidade atômica. Os sistemas financeiros concluem uma transação do começo ao fim; portanto, uma transação a seguir é um caso totalmente novo. A combinação das duas transações têm impacto nos custos, antifraude, obrigações de relatório e pode acabar com informações parciais armazenadas no sistema do comerciante.

Veja abaixo algumas das principais empresas que oferecem soluções de Split de pagamentos:

Pagar.me
https://pagar.me

Baseado na premissa de ser uma infraestrutura de pagamento, possuí um produto de Marketplace que é invisível para os sellers, sendo todo o gerenciamento feito pelo próprio Marketplace.

O split do Pagar.me é feito na hora em que a transação é criada. Isso significa que são geradas n contas a pagar e n contas a receber na hora da criação da transação, onde parte do valor fica para o Marketplace e parte para o lojista. É possível determinar o percentual ou montante que é direcionado para cada um.

Os pagamentos são feitos diretamente na conta do lojista, sem que o mesmo precise ter uma conta Pagar.me. Cada lojista será um recebedor distinto na sua conta, e receberá os pagamentos por este recebedor específico.

PagSeguro
https://www.pagseguro.com.br

O Split de pagamento está condicionado ao modelo de aplicações, ou seja, é necessário primeiro que seja criado uma aplicação na conta PagSeguro do primário, e que o seller autorize esta aplicação, todo o processo é detalhado na documentação do modelo de aplicações, a mesma pode ser acessada no link https://dev.pagseguro.uol.com.br/docs/modelo-de-aplicacoes.

O split de pagamento também é condicionado a API de checkout transparente.

PayPal

https://www.paypal.com.br

Para integrar o Marketplace com o PayPal é necessário utilizar duas APIs em sua integração: a API de Pagamento Direto (Direct Payment) e a API de Pagamento em Massa (Mass Payment).

A primeira parte da integração é a API de pagamento direto, que é a forma padrão utilizada em sites que vendem pelo PayPal, que é o que faz com que o seu cliente selecione o PayPal como forma de pagamento e seja direcionado à nossa página de Ckeckout para finalizar o pedido.

Para este tipo de integração é necessário utilizar o Express Checkout seguindo o guia através do link abaixo:
https://www.paypal-brasil.com.br/desenvolvedores/tutorial/guia-de-integracao-rapida-usando-express-checko…