
Quer aprender a técnica de escrita que convence? A partir desta leitura você aprenderá com grandes profissionais a elevar o nível das suas conversões.
Saber convencer o leitor a realizar uma ação, seja ela uma compra, uma interação ou até mesmo ler um texto até o final é a principal função do Copywriting.
Mas como saber a melhor estratégia para alcançar esse objetivo? O Copywriting vai muito além do texto, diversas outras técnicas podem ser implementadas em um copy que vai transformar o leitor em cliente.
E você sabe o que é copywriting? Diversos tipos de negócios têm investido em Marketing Digital, e o Copywriting tem sido cada vez mais usado, tanto em redes sociais quanto em outros conteúdos online.
Essa técnica existe há muitos anos no meio publicitário, e é basicamente a produção de textos persuasivos que convertem e convencem. É importante ressaltar que esse tipo de conteúdo não é feito apenas para vender, mas também para agregar valor ao seu público.
Muito tem se falado sobre Copywriting, e uma das formas de aprender mais sobre o assunto é por meio da leitura. Existem diversos livros já publicados sobre essa técnica, mas as 5 dicas que trouxemos hoje vão te fazer entender profundamente como aplicar essa estratégia no seu negócio.
Transformando Palavras em Dinheiro – Ícaro de Carvalho
Para produzir o conteúdo certeiro que vai te render lucro, é preciso ler e escrever muito. Esse é um dos aprendizados do livro “Transformando Palavras em Dinheiro”, do autor Ícaro de Carvalho.
Durante a leitura, o autor explica que o Copywriting é uma maneira eficaz de expor informações e de se comunicar com seus leads, e que isso não é feito somente na forma escrita, podendo utilizar de outros canais de comunicação.
Outro aprendizado importante desse livro é sobre produzir textos curtos, diretos e fluidos. Hoje há uma grande disputa pela atenção das pessoas, e quanto mais rápido você conseguir conquistá-la, melhor.
Crie títulos interessantes e chamativos. Ainda nesse duelo pela atenção, o livro ensina que o título é a vitrine do seu texto, se ele não for interessante, provavelmente não será lido, e os seus objetivos não serão alcançados.
“Quem escreve bem, pensa bem, quem pensa bem reúne gente. Quem reúne gente, conquista algo muito mais valioso do que dinheiro: conquista atenção. Moeda do século XXI.”
Copywriting Secrets – Jim Edwards
Os principais segredos da escrita de textos persuasivos estão no livro “Copywriting Secrets”, de Jim Edwards. Com essa leitura você aprenderá como reter a atenção do leitor em 3 segundos.
O autor explica que um bom copywriting é baseado em estrutura e estratégia, e que é importante conhecer o negócio e os objetivos dele o mais profundamente possível, tanto para quem vai produzir o texto, quanto para quem irá revisá-lo.
Um copywriting perfeito é aquele que é consumido pelo público sem que ele perceba que esse é um conteúdo com fins publicitários, por isso, escreva de forma a gerar conexão e agregar valor para quem lê.
Para criar essa conexão, use das dores e anseios da sua persona, esse é um dos motivos do seu copy precisar de segmentação. Faça o leitor acreditar que terá os seus problemas resolvidos se ele realizar a ação que é o objetivo do seu texto. Teste maneiras diferentes de fazer isso.
“A única maneira de ser incrível é, primeiro, ser bom. A única maneira de ser bom é, primeiro, ser ruim. E a única maneira de ser ruim é, primeiro, tentar.”
Obrigado pelo Marketing – Vitor Peçanha
O Livro “Obrigado pelo Marketing”, do comunicador Vitor Peçanha, é um guia para imersão no marketing de conteúdo. O autor explica, ao longo das páginas, que uma boa estratégia é fundamental para um bom conteúdo.
O primeiro passo para iniciar a sua estratégia é entender o porquê ter escolhido o marketing de conteúdo, e o autor defende que educar o mercado é a melhor resposta, e uma consequência é criar autoridade.
Outro ponto que precisa ser analisado é para quem o conteúdo será feito. Um nicho mais fragmentado tem menor alcance, mas conquista mais engajamento e resultados certeiros. Lembre-se também do “como”, em qual plataforma e de que maneira será publicado.
A leitura afirma que um bom texto tem uma estrutura simples, mas leva em consideração alguns pontos:
- O título é o cartão de visitas do seu texto;
- Crie um texto facilmente escaneável;
- Esteja atento às estratégias de SEO.
“Os profissionais de marketing medíocres pensam em termos de campanhas. Grandes profissionais de marketing pensam em termos de estruturas de crescimento.”
Gatilhos Mentais – Gustavo Ferreira
Uma das estratégias mais usadas no copywriting você aprende em “Gatilhos Mentais”, de Gustavo Ferreira. O autor cita estratégias comprovadas que vão te ajudar a criar um copy de sucesso.
O primeiro ponto abordado pelo autor é o da autoridade, pois o principal motivo de uma pessoa realizar uma compra é gostar e confiar. A autoridade gera confiança, mas é preciso ter provas que confirmem que o que você fala é verdade.
Outro ponto importante para lembrar de focar é na emoção. Quando o cliente deseja comprar algo, não é o produto em si que ele busca, mas a sensação que aquele produto ou serviço vai proporcionar a ele.
Escreva com o objetivo de ajudar o seu cliente a tomar uma decisão, faça com que ele se emocione com a leitura e entregue conhecimento que agregue valor.
Storytelling: Histórias que deixam marcas – Adilson Xavier
Você sabia que usando as estratégias das grandes histórias você terá mais resultados? No livro “Storytelling: Histórias que deixam marcas”, Adilson Xavier ensina como impulsionar a sua marca usando essa técnica.
Quando bem aplicado, o storytelling pode vencer a chamada “crise de atenção” que vivemos hoje. Para isso, o seu texto precisa ser coeso, seja ele uma ação publicitária ou um romance de ficção.
É necessário ultrapassar as barreiras da superficialidade contando uma boa história para o seu consumidor, e entendendo como suas emoções o motivam.
Crie significado e valorize o potencial narrativo da sua marca, dessa forma o cliente não vai comprar apenas o produto, mas toda a experiência que você oferece. Alguns dos passos para usar o storytelling para fortalecer o copywriting é:
- Descobrir quais mensagens a marca quer passar com seu produto;
- Despertar o interesse do seu público criando um desafio que precisa ser superado ao longo do texto;
- Escrever de maneira que seu público viva essa história.
Transforme os seus clientes em fãs com um bom copywriting!
Com cada uma dessas leituras podemos entender que um bom copy é aquele que conecta a marca com o cliente. Essa conexão alcança a emoção do seu leitor e, a partir daí, ele será convencido mais facilmente a realizar as ações que você pretende.
Quando estiver escrevendo o seu texto, lembre-se de reafirmar a confiança da sua marca, manter um texto de fácil leitura e escaneável, além de procurar passar a mensagem com o menor número de palavras possível.
Conheça a sua marca profundamente, assim como os objetivos dela e do copy que está produzindo. Estude o seu público e tenha em mente como a sua persona receberia aquele conteúdo.
Para escrever bem é preciso ler muito, e escrever sempre, então, experimente textos diferentes, e consuma conteúdos variados, principalmente livros, que vão ser o diferencial do seu repertório.
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!