Copywriting: Aprenda como aplicar essa poderosa estratégia de Marketing Digital com 5 livros

Quer aprender a técnica de escrita que convence? A partir desta leitura você aprenderá com grandes profissionais a elevar o nível das suas conversões.

Saber convencer o leitor a realizar uma ação, seja ela uma compra, uma interação ou até mesmo ler um texto até o final é a principal função do Copywriting.

Mas como saber a melhor estratégia para alcançar esse objetivo? O Copywriting vai muito além do texto, diversas outras técnicas podem ser implementadas em um copy que vai transformar o leitor em cliente.

E você sabe o que é copywriting? Diversos tipos de negócios têm investido em Marketing Digital, e o Copywriting tem sido cada vez mais usado, tanto em redes sociais quanto em outros conteúdos online

Essa técnica existe há muitos anos no meio publicitário, e é basicamente a produção de textos persuasivos que convertem e convencem. É importante ressaltar que esse tipo de conteúdo não é feito apenas para vender, mas também para agregar valor ao seu público.

Muito tem se falado sobre Copywriting, e uma das formas de aprender mais sobre o assunto é por meio da leitura. Existem diversos livros já publicados sobre essa técnica, mas as 5 dicas que trouxemos hoje vão te fazer entender profundamente como aplicar essa estratégia no seu negócio.

Transformando Palavras em Dinheiro – Ícaro de Carvalho

Para produzir o conteúdo certeiro que vai te render lucro, é preciso ler e escrever muito. Esse é um dos aprendizados do livro “Transformando Palavras em Dinheiro”, do autor Ícaro de Carvalho.

Durante a leitura, o autor explica que o Copywriting é uma maneira eficaz de expor informações e de se comunicar com seus leads, e que isso não é feito somente na forma escrita, podendo utilizar de outros canais de comunicação.

Outro aprendizado importante desse livro é sobre produzir textos curtos, diretos e fluidos. Hoje há uma grande disputa pela atenção das pessoas, e quanto mais rápido você conseguir conquistá-la, melhor.

Crie títulos interessantes e chamativos. Ainda nesse duelo pela atenção, o livro ensina que o título é a vitrine do seu texto, se ele não for interessante, provavelmente não será lido, e os seus objetivos não serão alcançados.

“Quem escreve bem, pensa bem, quem pensa bem reúne gente. Quem reúne gente, conquista algo muito mais valioso do que dinheiro: conquista atenção. Moeda do século XXI.”

Capa do livro "Transformando Palavras em Dinheiro"

Copywriting Secrets – Jim Edwards

Os principais segredos da escrita de textos persuasivos estão no livro “Copywriting Secrets, de Jim Edwards. Com essa leitura você aprenderá como reter a atenção do leitor em 3 segundos.

O autor explica que um bom copywriting é baseado em estrutura e estratégia, e que é importante conhecer o negócio e os objetivos dele o mais profundamente possível, tanto para quem vai produzir o texto, quanto para quem irá revisá-lo.

Um copywriting perfeito é aquele que é consumido pelo público sem que ele perceba que esse é um conteúdo com fins publicitários, por isso, escreva de forma a gerar conexão e agregar valor para quem lê.

Para criar essa conexão, use das dores e anseios da sua persona, esse é um dos motivos do seu copy precisar de segmentação. Faça o leitor acreditar que terá os seus problemas resolvidos se ele realizar a ação que é o objetivo do seu texto. Teste maneiras diferentes de fazer isso.

“A única maneira de ser incrível é, primeiro, ser bom. A única maneira de ser bom é, primeiro, ser ruim. E a única maneira de ser ruim é, primeiro, tentar.”

Capa do livro "Copywriting Secrets"

Obrigado pelo Marketing – Vitor Peçanha

O Livro “Obrigado pelo Marketing”, do comunicador Vitor Peçanha, é um guia para imersão no marketing de conteúdo. O autor explica, ao longo das páginas, que uma boa estratégia é fundamental para um bom conteúdo.

O primeiro passo para iniciar a sua estratégia é entender o porquê ter escolhido o marketing de conteúdo, e o autor defende que educar o mercado é a melhor resposta, e uma consequência é criar autoridade.

Outro ponto que precisa ser analisado é para quem o conteúdo será feito. Um nicho mais fragmentado tem menor alcance, mas conquista mais engajamento e resultados certeiros. Lembre-se também do “como”, em qual plataforma e de que maneira será publicado.

A leitura afirma que um bom texto tem uma estrutura simples, mas leva em consideração alguns pontos:

  • O título é o cartão de visitas do seu texto;
  • Crie um texto facilmente escaneável;
  • Esteja atento às estratégias de SEO.

“Os profissionais de marketing medíocres pensam em termos de campanhas. Grandes profissionais de marketing pensam em termos de estruturas de crescimento.”

Capa do livro "Obrigado pelo Marketing"

Gatilhos Mentais – Gustavo Ferreira

Uma das estratégias mais usadas no copywriting você aprende em “Gatilhos Mentais”, de Gustavo Ferreira. O autor cita estratégias comprovadas que vão te ajudar a criar um copy de sucesso.

O primeiro ponto abordado pelo autor é o da autoridade, pois o principal motivo de uma pessoa realizar uma compra é gostar e confiar. A autoridade gera confiança, mas é preciso ter provas que confirmem que o que você fala é verdade.

Outro ponto importante para lembrar de focar é na emoção. Quando o cliente deseja comprar algo, não é o produto em si que ele busca, mas a sensação que aquele produto ou serviço vai proporcionar a ele. 

Escreva com o objetivo de ajudar o seu cliente a tomar uma decisão, faça com que ele se emocione com a leitura e entregue conhecimento que agregue valor.

Capa do livro "Gatilhos Mentais"

Storytelling: Histórias que deixam marcas – Adilson Xavier

Você sabia que usando as estratégias das grandes histórias você terá mais resultados? No livro “Storytelling: Histórias que deixam marcas”, Adilson Xavier ensina como impulsionar a sua marca usando essa técnica.

Quando bem aplicado, o storytelling pode vencer a chamada “crise de atenção” que vivemos hoje. Para isso, o seu texto precisa ser coeso, seja ele uma ação publicitária ou um romance de ficção.

É necessário ultrapassar as barreiras da superficialidade contando uma boa história para o seu consumidor, e entendendo como suas emoções o motivam.

Crie significado e valorize o potencial narrativo da sua marca, dessa forma o cliente não vai comprar apenas o produto, mas toda a experiência que você oferece. Alguns dos passos para usar o storytelling para fortalecer o copywriting é:

  • Descobrir quais mensagens a marca quer passar com seu produto;
  • Despertar o interesse do seu público criando um desafio que precisa ser superado ao longo do texto;
  • Escrever de maneira que seu público viva essa história.
Capa do livro "Storytelling: Histórias que deixam marcas"

Transforme os seus clientes em fãs com um bom copywriting!

Com cada uma dessas leituras podemos entender que um bom copy é aquele que conecta a marca com o cliente. Essa conexão alcança a emoção do seu leitor e, a partir daí, ele será convencido mais facilmente a realizar as ações que você pretende.

Quando estiver escrevendo o seu texto, lembre-se de reafirmar a confiança da sua marca, manter um texto de fácil leitura e escaneável, além de procurar passar a mensagem com o menor número de palavras possível.

Conheça a sua marca profundamente, assim como os objetivos dela e do copy que está produzindo. Estude o seu público e tenha em mente como a sua persona receberia aquele conteúdo.

Para escrever bem é preciso ler muito, e escrever sempre, então, experimente textos diferentes, e consuma conteúdos variados, principalmente livros, que vão ser o diferencial do seu repertório.


Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!